X
X

Buscar

BluMob tenta aumentar preço da passagem, mas é barrada pela Agir

Aumentos no preço do combustível foram usados como justificativa

A BluMob, empresa responsável pelo transporte coletivo de Blumenau, tentou subir o preço da passagem. Entretanto, na segunda-feira, 3, a Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir) foi contra a mudança.

Na justificativa, a BluMob alegou que os aumentos no preço do Diesel S10 causaram um desequilíbrio econômico nos valores. A revisão tarifária pedida foi de 7,48%. Em comparação, a empresa explicou que a variação historicamente esperada a ser suportada é de 5%.

Entretanto, a Agir entendeu que o pedido não atende aos requisitos estabelecidos para uma Revisão Tarifária Extraordinária. Seriam eles um aumento de mais de 10% na demanda de passageiros; inclusão, modificação ou exclusão de linhas que impactem mais de 10% da frota; ou mudanças na regulamentação ou legislação que impactem os custos ou receita.

Ainda assim, a Agência ressaltou que está atenta ao “o equilíbrio econômico-financeiro do contrato em análise”, por se tratar de um serviço essencial da cidade. Porém, a atuação dela se baseia em manter o preço acessível ao consumidor.

“Sem a oneração excessiva do poder público, contudo, com a garantia e a segurança jurídica do equilíbrio econômico-financeiro do contrato, visando o atendimento e continuidade deste serviço público sob a responsabilidade do poder público municipal”, completou.

– Assista agora:

Casarões da família Otte contam história da colonização e preservam tradições