Boletim Covid-19: Blumenau registra três novos óbitos; confira números desta terça-feira
Informações sobre o transporte coletivo, barreiras sanitárias e retorno dos soccers também foram divulgadas
Com 69 novos casos de Covid-19, totalizando 11.399 resultados positivos na cidade, Blumenau registrou mais três óbitos nesta terça-feira, 25. Ao todo, 114 moradores do município já foram mortos pelo novo coronavírus.
Pela manhã, a vítima foi uma mulher de 73 anos, que estava internada há seis dias. À tarde, outra mulher, desta vez com 74 anos. Ela estava internada desde sexta-feira, 21. A terceira tinha 77 anos e havia sido internada em 31 de julho. Todas possuíam comorbidades.
Transporte coletivo
Esta terça-feira também foi marcada pelo retorno do transporte coletivo. Na quarta-feira, os ônibus intermunicipais voltam circular. A recomendação continua sendo manter distanciamento, mesmo no momento do embarque, e o uso da máscara e do álcool gel.
As reuniões de reavaliação continuam sendo realizadas diariamente e o pedido da prefeitura é que o transporte só seja utilizado em caso de necessidade. As barreiras sanitárias também continuam no município.
A transmissão ao vivo reforçou a necessidade dos cuidados por conta dos riscos de uma segunda onda de contágio. Com a incerteza de quando haverá uma vacina disponível para o público, a única forma de impedir que a doença volte a crescer é com a prevenção.
“O vírus não vai desaparecer. A partir do momento em que há um relaxamento das pessoas em relação às medidas o contágio acelerado retorna. Até ter uma vacina, precisamos aprender a conviver com esse vírus e tomar os cuidados”, reforçou o secretário de saúde Winnetou Krambeck.
Retorno dos soccers
Após ter que voltar atrás e proibir abertura dos locais de atividades esportivas coletivas, a Prefeitura de Blumenau questionou o governo estadual quanto à decisão. Além disso, a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí também enviou uma proposta ao estado.
O prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss, o Paulinho, esteve com o Secretário de Saúde do Estado e, entre outros assuntos, pediu pelo retorno dos soccers.
“Tivemos um pico e agora estamos numa descendente muito importante. Fazemos o questionamento sobre o soccer entendendo que os números apresentam um resultado positivo para nossa cidade”, justificou o secretário de saúde Winnetou Krambeck.
Já quando foram questionados sobre o retorno dos eventos, eles reforçaram que a decisão é estadual e a modalidade exige mais cuidados, já que cria mais aglomerações. “Precisamos observar e entender cada situação para futuramente ter o regramento”, completou o secretário.