Boletim da Defesa Civil de SC mostra que Vale do Itajaí registrou chuvas acima da média durante abril; confira dados

Informações foram publicadas nesta semana

A Defesa Civil publicou o Boletim Hidrometeorológico Integrado do mês de abril, produzido pela Secretaria de Estado da Proteção e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde. O documento é publicado periodicamente e compartilha informações sobre as condições hidrológicas dos rios catarinenses, bem como os impactos no abastecimento de água dos municípios.

No mês de abril, Santa Catarina teve registros de precipitação acima da média em várias regiões. Principalmente na região da Grande Florianópolis e parte do Médio e Baixo Vale do Itajaí, onde os níveis de chuva chegaram a ser cerca de duas vezes maiores do que o esperado para o período.

De acordo com o Boletim, os volumes de precipitação em abril foram mais altos em todo o Litoral catarinense. As regiões que registraram maiores índices foram o Extremo Sul e a Grande Florianópolis, nestas áreas, o acumulado do mês ultrapassou os 400 mm, com pontuais acima de 500 mm na Grande Florianópolis.

Apesar da chuva acima da média, aproximadamente 3% dos municípios relataram alguma dificuldade para manter o abastecimento público de água, sendo necessárias algumas medidas de resposta como a perfuração de novos poços, a utilização de bombas flutuantes e o rebaixamento das bombas existentes.

Seca em outras regiões

Além disso, enquanto algumas regiões enfrentam excesso de chuvas, outras tiveram o oposto. O Índice Agregado para o mês de abril destaca que cerca de 21% dos municípios do estado estão classificados em situação de seca fraca, por exemplo, a região do Meio-Oeste catarinense.

As projeções para os próximos meses apontam para uma tendência de equilíbrio a déficit hídrico nas bacias hidrográficas de Santa Catarina ao fim do primeiro semestre.

Segundo as informações da Defesa Civil, é fundamental que se intensifiquem as mobilizações e as medidas de mitigação para evitar perdas nas redes de abastecimento, com especial atenção ao uso racional da água, adotando medidas para a melhoria das condições para a população.

Leia também:
1. VÍDEO – Segundo caminhão com doações de Blumenau chega em Porto Alegre
2. Homem morto é encontrado em meio a entulhos e com sinias de violência, em Itajaí
3. Idoso de 80 anos morre por dengue em Blumenau
4. Projetos que reconhecem linguiça Blumenau e queijo kochkäse como patrimônios culturais imateriais de SC são aprovados na Alesc
5. Morre Nery Lima, pai de ex-prefeito de Blumenau Décio Lima


Veja agora mesmo!

Conheça a GoDisco, loja de rosqueria gourmet no coração do bairro Garcia, em Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo