Bombeiro do Médio Vale cria podcast com histórias emocionantes da região

HalliganPodcast tem chamado a atenção dos ouvintes

O bombeiro voluntário, Rafael Prochnow, lançou, em 2023, um podcast para falar sobre a rotina e adrenalina da vida de um bombeiro. Até o momento, já são cinco episódios lançados, que contam a história de figuras importantes no meio de atuação, da região do Vale do Itajaí.

Intitulado de Halligan, o podcast tem chamado a atenção de muitos ouvintes, com histórias emocionantes. É possível acompanhar o lançamento dos episódios através do Instagram, Youtube e Spotify.

De avô para pai, de pai para filho

A paixão de Rafael pelo corpo de bombeiros e por ajudar as pessoas, começou quando ele ainda era pequenininho, e passou de geração para geração. Seu avô paterno participou por mais de 20 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

De 1965 a 1987, ele e mais seis bombeiros, foram os responsáveis pela fundação do órgão em Lages, mas a história não parou ali. Por volta de 1993, o pai de Rafael, também ingressou no Corpo de Bombeiros, trabalhando e atuando em Blumenau, por mais de 20 anos, assim como seu pai.

Seu avô, seu pai e Rafael quando criança com a farda de bombeiro | Créditos: Arquivo Pessoal

Crescendo e ouvindo muitas histórias das aventuras que suas figuras masculinas viviam diariamente, Rafael se tornou um grande admirador da garra que todos os bombeiros tinham. Foi por conta disso, que ingressou em um curso de bombeiro em Pomerode, vindo a se formar em 2015.

Agora, ele atua nos Bombeiros Voluntários de Ascurra-Apiúna-Rodeio a alguns anos. “Atuo lá nos meus plantões e a minha grande motivação foi justamente essa coisa da geração, que veio do meu pai e do meu avô. Tendo essa vivência desde a infância, sempre achei essa tradição muito bonita, e quis seguir esses passos também”, explica.

Eternizando historias

Conforme o tempo no Corpo de Bombeiros, Rafael conheceu muitas histórias emocionantes, de superação e de grandes lendas da região. Segundo ele, dentro dos espaços, sempre surgiam questionamentos de como estavam os sargentos que já haviam se aposentado, onde moravam ou o que estavam fazendo da vida.

Além disso, como as equipes sempre mudavam e novos cabos chegavam, as histórias dessas grandes lendas, também acabavam se perdendo com o tempo, e quando as histórias eram contadas, acabavam ficando muito fechadas as guarnições e não eram disseminadas para outras pessoas.

“Tanto no Corpo de Bombeiros, quanto nos Bombeiros Voluntários, há muitas pessoas importantes que ajudaram a construir memórias. Às vezes o próprio cabo daquele batalhão não conhece a história das pessoas importantes, dos grandes nomes que passaram por ali, ou quando conhece, a história acaba ficando restrita só no batalhão”, conta.

Com muita vontade de levar suas vivências para outras pessoas, assim como a história de muitos outros atuantes dos Corpos de Bombeiros da região, Rafael começou a pensar em formas de poder compartilhar isso com o máximo de pessoas que conseguisse.

Foi dessa forma que criou o Halligan surgiu como um podcast para eternizar a vida de bombeiros da região, de forma que pessoas do Vale do Itajaí, de Santa Catarina e até mesmo do Brasil, possam conhecer um pouquinho mais sobre a história desses nomes importantes.

“Os bombeiros devem ser valorizados, e o podcast surgiu como uma maneira de eternizar esses heróis. Alguém pode acessar daqui a 20, 30 anos, e conhecer a história dessas grandes lendas e das pessoas conhecerem o serviço prestado por esses profissionais”, explica.

Mas por que Halligan Podcast? Rafael explica que Halligan é uma ferramenta de arrombamento muito utilizada por todos os bombeiros, sejam eles socorristas do Samu, do Corpo de Bombeiros Militar, dos Bombeiros Voluntários, brigadistas, bombeiros de aeroporto ou de outros espaços. Para ele, isso é algo muito marcante na profissão e que liga todos de alguma forma, por isso resolveu nomear o podcast assim, já que será um espaço para juntar muitos bombeiros num local só.

Produção e episódios

Como ainda é novo no meio dos podcasts, Rafael não tem um espaço em casa para a gravação dos episódios, por isso ele aluga uma sala em um estúdio de áudio em Indaial, onde faz toda a produção. Lá, ele tem os microfones, uma bancada onde coloca alguns apetrechos de bombeiros, e uma TV, onde coloca a logo do podcast ou alguma imagem relacionada ao assunto.

Rafael conta que se esforça muito para trazer a melhor qualidade possível, já que é a imagem de uma pessoa que está sendo exposta, e por conta disso, está sempre conversando e estudando para poder executar as tarefas da melhor forma.

“Tentamos entregar um material de imagem e áudio de muita qualidade para aquela pessoa que está assistindo. Estamos expondo a imagem de uma pessoa, e essa imagem tem que ser tratada com carinho e qualidade, né? Além de que quero que o entrevistado se sinta à vontade, como se eu tivesse indo na casa dela tomar um café”, explica.

Como é um podcast para contar histórias, Rafael conta que não cria nenhum roteiro antes da entrevista. Para ele, tem sido melhor assim, já que acaba virando uma conversa e os entrevistados acabam contando muitas histórias sobre a carreira, não se prendendo a um tema só.

Entre os convidados, Rafael já trouxe o Sargento Batista para falar sobre a atuação em Blumenau e o Sargento Romão e o treinamento dos resgates com cães bravos. Ele convidou também seu pai para falar sobre a paixão de pai para filho, o bombeiro de 79 anos que continua na atuação, Otaviano, e o último entrevistado foi o bombeiro voluntário Clóvis. Todos os convidados foram pensados com muito carinho, e por recomendações também.

Rafael e seus convidados | Créditos: Arquivo Pessoal

Rafael conta que desde que começou com o podcast tem recebido muitas ajudas de amigos, colegas de trabalho e também da família, principalmente da esposa e do pai, então acaba virando um trabalho coletivo.

“As pessoas chegam dizendo: ‘Rafa, acho que seria interessante a gente abordar esse assunto ou então chamar essa pessoa para vir ao programa’. O comandante dos bombeiros de Ascurra tem um papel muito importante também, ele vem e sugere: ‘Rafa, deveríamos trazer esse senhor aqui, que contribuiu muito para o crescimento dos bombeiros, tem essa outra pessoa que teve uma missão interessante’. Dessa forma, a gente vai resgatando pessoas e trazendo pro podcast”, explica.

 Halligan Podcast e o futuro

Apesar de ter apenas cinco episódios lançados, o Halligan Podcast tem atraído muitas pessoas interessadas em conhecer a vivência dos bombeiros. Rafael, emocionado, conta que às vezes até se assustou, já que após os primeiros episódios, muitos ouvintes entraram em contato pelas redes sociais para elogiar o programa e até compartilhar novas histórias.

Entre as vivências compartilhadas pelas mensagens diretas com Rafael, uma chamou muita atenção. Durante o episódio com o pai de Rafael, eles discutem uma missão de incêndio que aconteceu em Blumenau, e como um outro bombeiro havia sido muito importante para o sucesso da missão.

Alguns dias depois do lançamento do episódio, a família do bombeiro entrou em contato contando que havia ouvido o episódio e que todos haviam ficado muito emocionados com o carinho na forma de contar a história. A emoção foi tanta, que o homem, que morava no litoral, fez uma viagem até Blumenau, para poder reencontrar a família e agradecer pessoalmente pelo registro. Para Rafael, o encontro foi muito emocionante e deu mais forças para continuar criando o conteúdo.

“Halligan tem me proporcionado essas emoções, essas alegrias, que me deixam muito motivado. As pessoas estão me dando feedbacks e eu estou ouvindo eles com carinho e ajustando para sempre entregar o melhor material possível. Eu estou muito feliz com o que estamos construindo”, conta.

Agora, Rafael está focado em desenvolver o Halligan para que o podcast possa crescer cada vez mais. Para ele, ainda há muitas histórias para contar e ele já está planejando um futuro grande para o programa, e pretende transformar ele em nacional, trazendo policiais, bombeiros e diversos outros heróis do cotidiano do Brasil todo, para poderem compartilhar histórias emocionantes das missões e do dia a dia.

“O podcast está ficando mais sólido, ficando mais consistente e a gente quer estar abrangendo todo o Brasil porque tem muitas pessoas com histórias lindas que trazem muita inspiração, que devemos valorizar. Eu acredito que o podcast pode ficar grande”, finaliza animado.

O Halligan Podcast está disponível nas duas principais plataformas de podcasts, no Spotify, clicando aqui, e no Deezer, clicando aqui. É possível conhecer mais sobre a produção e entrar em contato com Rafael, pelo Instagram @halliganpodcast1.


Surpreenda sua família com essa deliciosa receita de peito de pato com risoto de tangerina:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo