Bombeiros alertam para incêndios iniciados com aquecedores e fogões a lenha; veja orientações
Quase 50 incêndios já aconteceram em 2021 devido a aquecedores ou fogões a lenha
A previsão dos próximos dias indica temperaturas baixas para Santa Catarina. Com isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) divulgou orientações para alguns cuidados que devem ser tomados neste período para evitar incêndios.
Segundo o CBMSC, nestes dias é preciso se agasalhar e manter a hidratação consumindo água, chás, além de alimentos que auxiliem no aquecimento do corpo. Já o uso de aquecedores elétricos ou lareiras e fogões à lenha pede alguns cuidados.
Neste ano, já foram registradas 16 ocorrências pelos bombeiros militares envolvendo fogões à lenha e lareiras. Além disso, outras 33 envolvendo aquecedores ou cobertores elétricos. Os dados são da Diretoria de Segurança Contra Incêndio, levantados desde o primeiro dia do ano até esta segunda-feira, 28.
Evite acidentes
Os bombeiros lembram que ao utilizar qualquer tipo de aquecedor é preciso manter o ambiente ventilado. Isso é necessário para a renovação do ar e evitar casos de asfixia, que podem levar a morte. Ao utilizar o equipamento o oxigênio do local é consumido e pode causar intoxicação com monóxido de carbono.
Além disso, eles falam para jamais manter um aquecedor elétrico ligado na tomada enquanto toma banho, ou utilizar recipientes com álcool e fogo. Segundo os bombeiros, esta prática é extremamente perigosa, tanto pelo risco de incêndio, quanto para queimaduras. E destacam que é necessário cuidado também com a manipulação de produtos e recipientes quentes.
Cobertores elétricos
Com a chegada do frio a utilização dos cobertores elétricos aumenta, e é necessário seguir algumas precauções para evitar acidentes e até mesmo incêndios. Conforme os bombeiros, o cobertor não deve ser molhado, dobrado ou perfurado. Isso serve para evitar que a fiação, que fica na parte interna, seja danificada.
Eles também destacam que não se deve dormir com o cobertor ligado. A indicação é que se utilize o equipamento para aquecer a cama e depois ele deve ser desligado da tomada. Além disso outros cobertores não devem ser colocados em cima para evitar superaquecimento.
Outras dicas em relação aos cobertores são a verificação do selo Inmentro, leitura do manual de instruções, monitorar a utilização feita por crianças e idosos e jamais esquecer o equipamento ligado na eletricidade
Dicas de segurança
Em relação a aquecedores, o CBMSC recomenda que seja verificado o local de instalação. Ele deve ser distante de cortinas, estofados, móveis e demais materiais inflamáveis. Os bombeiros também relembram que não se deve colocar nenhum objeto em cima do equipamento.
Antes de ligar qualquer aquecedor é necessário verificar se são compatíveis com a voltagem e se não precisam de manutenção e/ou limpeza. Além disso é recomendado que se verifique o certificado do Inmetro.
Quando o assunto é criança e idoso, os bombeiros indicam que uma distância segura de lareiras e fogões a lenha deve ser mantida. Nas lareiras devem ter tela metálica, com malha entre 2 e 5 mm de espessura para evitar que as fagulhas sejam propagadas para fora do local de queima.
Também é recomendado o uso de material próprio para a queima e que não seja colocada lenha em excesso. Os bombeiros reforçam para nunca deixas o local sem se certificar que o fogo está extinto. E recomendam que preferencialmente seja utilizado um anteparo não combustível na frente de fogões e lareiras.
As lareiras que utilizam combustível líquido, popularmente chamadas de lareiras ecológicas, exigem muito cuidado com as recomendações dos fabricantes. Conforme a CBMSC “Nunca manuseie a sua lareira ecológica com o equipamento quente, uma vez que essa situação pode ocasionar uma explosão”.
Por último, antes de acender lareiras e fogões a lenha, é preciso verificar a instalação das chaminés, se estão em perfeitas condições e em locais seguros.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube