Bombeiros encerram combate a incêndio no Centro de Blumenau
Área com cerca de 20 mil metros quadrados de mata foi atingida pelo fogo
Depois de mais de 12 horas de mobilização, o Corpo de Bombeiros de Blumenau encerrou nos primeiros minutos da madrugada desta terça-feira, 11, a operação de combate ao incêndio que atingiu uma mata no Centro da cidade.
O último foco foi apagado à 0h15, mas a equipe continuou a buscar por novos por mais meia hora. De acordo com os socorristas, o incêndio foi contido por volta das 20h30 desta segunda-feira, 10, mas ainda restavam diversos pequenos focos que tinham potencial para reiniciar o incêndio. Por isso, após um descanso de cerca de duas horas, os trabalhos foram retomados.
Entre 22h45 e 0h45, dez pontos de risco foram eliminados pelos bombeiros.
Descanso
Inicialmente os socorristas haviam decidido parar os trabalhos no anoitecer desta segunda-feira. As operações com o helicóptero Arcanjo, que vinha lançando água sobre as chamas, foram interrompidas por volta das 20h30, devido à escuridão. Conforme o sargento Airton César Schmits, o trabalho em terra também precisava de uma pausa noturna, porque a área é íngreme e oferecia risco aos bombeiros que atuavam com abafadores.
Apesar da dificuldade, os trabalhos foram retomados durante à noite. Cerca de 20 homens trabalharam na ação. O fogo começou perto da rua 7 de Setembro, atrás do antigo prédio do Pão de Açúcar. Uma coluna de fumaça branca chamou a atenção das pessoas que circulam pela região. O cheiro se espalhou pelo Centro, Bom Retiro, Velha e Valparaíso.
Ainda nesta terça-feira será possível sentir o cheiro da fumaça devido aos focos remanescentes dentro da área queimada. Porém, segundo os bombeiros, não há risco do fogo voltar a se alastrar. A situação está totalmente controlada.
Causa
Até o momento não foi confirmado como o fogo começou. Porém, sabe-se nesta época do ano as vegetações ficam mais suscetíveis a este tipo de desastre, já que as chuvas são menos frequentes.
No ano passado, a presença dos chamados por queimadas no sistema do Corpo de Bombeiros do Vale do Itajaí dobrou, forçando uma campanha de conscientização à população: