Bombeiros Militares de Blumenau voltam de Brumadinho nesta quarta

Equipe passou uma semana em Minas Gerais e será substituída por outros bombeiros de Santa Catarina

O Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau deve voltar de Brumadinho nesta quarta-feira, 6. A equipe está em Minas Gerais desde a quarta passada, 30, quando foram acionados pelo governador.

O rompimento de barragem, que aconteceu no dia 25 de janeiro, já totalizou 134 mortos. Desse total, 120 já tiveram as identidades confirmadas pelas autoridades. Além disso, 199 pessoas ainda permanecem desaparecidas. Ao todo, 394 foram localizadas.

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina enviou um caminhão de ajuda humanitária, três viaturas tracionadas para locais de difícil acesso, seis bombeiros militares especialistas em intervenções em áreas deslizadas, quatro binômios (dupla entre cão de resgate e tutor bombeiro militar), com um veterinário especializado em desastres.

De acordo com o soldado do Corpo de Bombeiros de Blumenau Valmir Martins, a equipe da região do Vale do Itajaí agrega três bombeiros blumenauenses, um de Gaspar e outro de Benedito Novo.

Divulgação/BBM Blumenau

As forças tarefas de Blumenau e Chapecó estavam atuando juntas e serão substituídas pelas equipes de São Miguel do Oeste e Xanxerê. Além dos binômios de Blumenau e Curitibanos, que localizaram um corpo na manhã de quinta-feira, a equipe também contou com a ajuda de equipamentos durante as buscas.

Em imagens enviadas pelo soldado Martins, é possível observar a operação. No primeiro vídeo uma motobomba retira a água de um vestiário onde pode haver vítimas.

Neste segundo vídeo, os bombeiros de Santa Catarina utilizam a técnica de desmanche hidráulico para encontrar vítimas apontadas pelos cães de busca. Segundo explica o soldado Martins, quando o rejeito de minério solidifica, é necessário utilizar água para desmanchar o material e poder retirá-lo.

Os bombeiros voluntários do estado também estiveram na região, mas retornaram no sábado, 2.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo