Bombeiros de SC aguardam liberação da área atingida para atuar em Brumadinho

Risco de novo rompimento em outra barragem impede os trabalhos dos socorristas, que estão de prontidão no local

Os bombeiros voluntários de Santa Catarina continuam em Brumadinho, em Minas Gerais, de prontidão para ajudar nos trabalhos de resgate a vítimas da tragédia causada pelo rompimento da barragem de rejeitos da Vale.

Boatos nas redes sociais, principalmente em grupos de WhatsApp, afirmavam que os socorristas teriam sido dispensados ao chegar na cidade, após quase dois dias de viagem. O coordenador da equipe de 28 voluntários que está em Minas Gerais, Evandro Vinotti, esclarece que os homens ainda não iniciaram as buscas.

Isso ocorre porque há risco de uma segunda barragem romper. Enquanto o local não estiver seguro, os grupos não começarão os trabalhos por terra.

“O lugar é muito perigoso. Os bombeiros podem estar trabalhando e de repente romper essa barragem e vitimar os próprios socorristas”, enfatizou.

Os 28 homens de oito cidades do estado, entre elas Indaial, Ilhota, Balneário Camboriú e Presidente Getúlio, têm autonomia (equipamentos e comida) para ficar na região durante dez dias. Porém, caso o novo risco de rompimento não seja resolvido, os socorristas provavelmente retornarão a Santa Catarina na quarta-feira, 30.

Equipamentos devem ser utilizados para drenar a barragem. Enquanto isso, os integrantes catarinenses estão em um alojamento montado por uma moradora, onde aguardam novas orientações, para, finalmente, poderem iniciar as operações.

“O que a gente vê por foto não dá uma ideia do tamanho do deslizamento. Os rios também estão contaminados, é uma situação muito difícil”, contou Vinotti.

Além das quatro cidades citadas acima, há socorristas de Ibirama, Itaiópolis, São João do Itaperiú, Balneário Barra do Sul. Todos foram em duas caminhonetes 4×4, uma ambulância 4×4, três veículos operacionais e um quadriciclo. Além disso, levaram diversos equipamentos.

A chegada em Brumadinho ocorreu por volta das 15h deste domingo, 27.

Estado em solidariedade

Além dos voluntários, nove socorristas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foram a Minas Gerais na sexta-feira, 25. A equipe foi com três viaturas 4×4, três binômios (dupla entre cão de busca e tutor bombeiro militar) e dois drones com pilotos.

Além desses recursos, mais oito bombeiros militares, duas viaturas tracionadas e dois binômios estão de prontidão nos quartéis para, caso necessário, serem empregados na operação.

Corpo de Bombeiros Militar de SC/Divulgação
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo