Bombeiros vão interromper combate a incêndio no Centro de Blumenau
À noite, terreno íngreme ofereceria risco aos homens que trabalham desde o fim da manhã desta segunda-feira
O combate a um incêndio na mata de um morro do Centro de Blumenau será interrompido na noite desta segunda-feira, 10. Conforme o sargento do Corpo de Bombeiros Airton César Schmits, apenas um foco permanece ativo e numa região de mata secundária.
As operações com o helicóptero Arcanjo, que vinha lançando água sobre as chamas, foram interrompidas por volta das 20h30, devido à escuridão. Conforme Schmits, o trabalho em terra também vai precisar de uma pausa noturna, porque a área é íngreme e oferece risco aos bombeiros que atuam com abafadores.
O Parque São Francisco de Assis, nos fundos do Neumarkt Shopping, está seguro no momento. A área total queimada ainda não foi dimensionada, mas Schmits afirma que o o pior já passou:
“Há duas situações: uma é a fumaça proveniente da área já queimada e que está assustando as pessoas. Isso não representa perigo nenhum. A segunda é um foco remanescente, porém, está indo na outra direção (do parque). A vegetação ali é de samambaias e pinheiros”.
Cerca de 20 homens vêm trabalhando desde o fim da manhã. O fogo começou perto da rua 7 de Setembro, atrás do antigo prédio do Pão de Açúcar. Uma coluna de fumaça branca chamou a atenção das pessoas que circulam pela região. O cheiro se espalhou pelo Centro, Bom Retiro, Velha e Valparaíso.