X
X

Buscar

Bombeiros voluntários de SC encerram atuação em Brumadinho

Eles saem de Minas Gerais neste sábado e devem chegar ao estado na tarde deste domingo

Os bombeiros voluntários de Santa Catarina voltam ao estado neste sábado, 2, após permanecerem quase uma semana em Brumadinho, em Minas Gerais. Eles ajudaram nos trabalhos de resgate a vítimas da tragédia causada pelo rompimento da barragem de rejeitos da Vale.

São 28 homens de oito cidades: Indaial, Ilhota, Balneário Camboriú, Ibirama, Itaiópolis, São João do Itaperiú, Balneário Barra do Sul e Presidente Getúlio. Eles tinham autonomia (equipamentos e comida) para ficar na região durante dez dias.

Quando chegaram, no domingo, 27, tiveram de esperar a liberação do local para início dos trabalhos. Havia risco de uma segunda barragem romper. Os integrantes catarinenses ficaram em um alojamento montado por uma moradora, onde aguardaram novas orientações, para, finalmente, na quarta-feira, 30, começarem as operações.

“A equipe está muito cansada, claro, todo dia aqui é muito difícil. A energia também é bem pesada, por conta de tudo que aconteceu”, contou o coordenador dos voluntários, Evandro Vinotti.

Os socorristas devem chegar na tarde deste domingo, 3.