Bombeiros voluntários de SC iniciam atuação em Brumadinho
A Unidade Arcanjo está sob o comando de capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
A Unidade Arcanjo, força tarefa dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina, começou a atuar em Brumadinho (MG) nesta quarta-feira, 30. O grupo é composto por 28 homens vindos das corporações de Indaial, Ibirama, Presidente Getúlio, São João do Itaperiú, Ilhota, Barra do Sul, Pomerode e Balneário Camboriú.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Indaial, Evandro Vinotti, se pronunciou nas redes sociais sobre a atuação da unidade. Eles estão atuando sob o comando do capitão Ranier, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Em vídeo, Vinotti comenta sobre a frustração inicial, quando ainda era muito arriscado trabalhar diretamente na operação. Após quase dois dias de viagem até Minas Gerais, boatos circularam na internet afirmando que eles haviam sido dispensados. Entretanto, eles aguardavam a confirmação de que não existia o risco de outro rompimento de barragem.
Nesta quarta, eles foram liberados para atuarem em buscas, que devem continuar nesta quinta-feira, 31. Segundo o comandante, eles enfrentaram uma grande trovoada durante o serviço e tiveram que lidar com árvores e postes caídos. Porém, conseguiram auxiliar bombeiros mineiros que estavam trancados.
“Somos muito gratos por todos que estão nos apoiando. Estamos fazendo a nossa parte. A gente é bombeiro. A gente vive pra isso e treina pra isso”, comenta Vinotti.
O comandante afirma que, além da recompensa de ajudar as pessoas, os bombeiros voluntários também estão angariando experiências que devem levar para as unidades e usarem no dia a dia.
“Tomara que nunca aconteça, mas se eventualmente alguma região nossa precisar de apoio, a gente sabe que vai receber esse apoio que tem dado todos esses anos nesse tipo de operações”, destaca.
Confira abaixo o vídeo completo em que o comandante fala sobre as operações: