Boto é encontrado morto com calcinha presa em nadadeiras no Litoral Norte de SC
O animal apresentou sinais de debilidade crônica como magreza, pneumonia severa
Um boto-cinza foi encontrado morto com uma calcinha presa em suas nadadeiras no último domingo, 16, na praia do Pontal, em Itapoá. O caso só foi divulgado na manhã desta sexta-feira, 21, pelo projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Segundo o projeto, o animal é uma fêmea juvenil, de 1,4 metro de comprimento e 32,3 quilogramas. O boto estava com a vestimenta inserida em ambas nadadeiras peitorais de forma profunda, ao nível dos ossos.
Conforme a médica veterinária Giulia Gaglianone, provavelmente o boto deve ter se “enroscado” no tecido quando ainda mais jovem e conforme foi se desenvolvendo, o tecido foi cortando a pele de tal forma que a pele cresceu sobre a tira de pano. Quando as bordas da pele se tocaram, iniciaram o processo de cicatrização, mas a presença do pano manteve as lesões abertas.
Além da lesão aparente, o animal apresentou sinais de debilidade crônica como magreza, pneumonia severa e excesso de parasitas em bulas timpânicas e pulmões. Exibia ainda, marcas sugestivas de emalhe em rede de pesca ao redor do rostro e do orifício respiratório. Amostras foram coletadas para análises complementares para confirmação da causa da morte.