BR-470 terá 9,5 quilômetros de duplicação improvisada no verão
Superintendente do órgão, Ronaldo Carioni Barbosa planeja convidar Jair Bolsonaro para inauguração em 2019
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Ronaldo Carioni Barbosa, anunciou nesta segunda-feira, 10, que a liberação dos primeiros quilômetros da duplicação da BR-470 ocorrerá ainda em dezembro. Ele participou de um encontro promovido pelo Comitê Pró-Duplicação no Hotel do Sesc, em Blumenau.
Ao todo, serão 9,5 quilômetros de pista duplicada (ou quase) na temporada de verão. Oito deles ficam no Lote 2, entre Gaspar e Ilhota. A empreiteira vai concluir a sinalização da pista nova nas semanas que restam do ano. Assim, os motoristas que vêm do litoral para Blumenau vão trafegar em pista dupla.
No sentido inverso, porém, o asfalto ainda será o antigo. Conforme Barbosa, o trânsito deve continuar em pista simples para que as máquinas possam trabalhar em meia-pista na renovação do pavimento.
A expectativa anterior do Dnit era concluir a pista nova em outubro e liberar o trânsito nos dois sentidos já em dezembro deste ano, o que não se confirmou.
No lote 1, em Navegantes, um pequeno trecho de 1,5 quilômetro está praticamente concluído e poderá ser liberado provisoriamente durante a temporada.
Inauguração em 2019
Além de oito quilômetros mais adiantados no lote 2, outros quatro quilômetros devem ser liberados até junho de 2019. Segundo Barbosa, o Dnit pretende promover uma cerimônia de inauguração deste trecho, com a presença do futuro presidente Jair Bolsonaro.
Seria uma maneira de sensibilizar o chefe do Executivo federal para a necessidade de enviar mais dinheiro para a duplicação da BR-470.
As obras, que tiveram a primeira ordem de serviço assinada em 2013, estão divididas em quatro lotes. Confira abaixo o andamento de cada um deles:
Lote 1 – Navegantes (40% pronto)
Houve problemas com o consórcio responsável pela duplicação, que interrompeu as obras ao menos duas vezes em 2018. Duas das três empresas enfrentam problemas financeiros. Segundo Barbosa, as obras estão 40% prontas.
Cerca de 1,5 quilômetro estará pronto até a temporada de verão, disse o superintendente do Dnit.
Lote 2 – Luís Alves a Gaspar (66% pronto)
É o lote mais adiantado e para onde o Dnit pretende mandar o pouco dinheiro ainda esperado para 2018. Oito quilômetros de pista nova ficarão prontos em dezembro, mas ainda faltará recuperar o lado antigo.
Para o primeiro semestre de 2019, outros quatro quilômetros devem ser liberados. Com isso, metade do lote deve estar duplicada.
Lote 3 – Blumenau (14% pronto)
A empresa que está realizando o viaduto da Mafisa está em recuperação judicial, mas conseguiu avançar no trabalho em 2018. Barbosa se disse satisfeito com a evolução da terraplanagem e início da construção dos viadutos e do túnel sobre a rua 1º de Janeiro.
No trevo do Badenfurt, houve uma mudança no projeto do viaduto, por solicitação da comunidade, que provocou atraso. Ele será apresentado à população da região no início de 2019. Por enquanto, a empreiteira está concentrada na construção de galerias para drenar a água da chuva.
“No início de 2019, vamos avançar bastante naquela obra”, prometeu.
Lote 4 – Blumenau a Indaial (2% pronto)
Obras pontuais começaram após os mutirões de desapropriações. O trecho que encontra o novo acesso a Indaial está tendo prioridade, mas o andamento das obras em 2019 ainda depende da definição de orçamento.
Orçamento
Barbosa também falou sobre os cortes orçamentários que prejudicaram as obras em 2018. A bancada catarinense em Brasília e o Dnit-SC ainda tentam empenhar R$ 10 milhões em emendas represadas deste ano, dinheiro que seria todo investido no Lote 2, o mais adiantado.
Para 2019, o orçamento disponível para a rodovia ainda não foi definido.
Desapropriações
A Justiça Federal conduziu três mutirões de negociação entre o Dnit e proprietários de imóveis. Dois deles tiveram 100% de acordos. O último, que envolveu áreas do viaduto da Mafisa, do Badenfurt e de Indaial, teve 70% de acordos.
Segundo o juiz federal Adamostor Nicolau Turnes, todos os processos que envolviam advogados de Blumenau terminaram em acordo. Nos casos em que o acordo foi possível, o pagamento aos proprietários chegou a ocorrer no mesmo dia. Os mutirões evitam batalhas judiciais que podem durar 20 anos.
Segundo o juiz, pouco mais de 100 imóveis já foram desapropriados, cerca de 10% do total necessário para a conclusão da duplicação. Porém, os terrenos já em poder do governo estão em pontos críticos, o que permite o avanço imediato das obras.
“No que depender da Justiça Federal, estamos sempre à disposição, desde que o dinheiro já esteja depositado numa conta judicial no momento da audiência. Isso dá um outro nível de confiança sobre o cumprimento do acordo”, explicou Turnes.
Em dezembro, outras desapropriações devem ocorrer entre Itajaí e Indaial, mas em menor quantidade. Entre as esperadas para a próxima leva estão terrenos próximo à BR-101 e no acesso a Luís Alves.
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