Os restaurantes podem se preparar para receber milhões de brasileiros, sendo que uma pesquisa da Zoox Smart Data, empresa brasileira de tecnologia focada em soluções de Data Science & Analytics, revelou que, entre os 19 mil entrevistados, a maioria (34,4%) escolherá o local  para passar o dia dos pais com os familiares.

Do restante, grande parte (32,9%) ficará em casa, irá a shoppings (16,3%), parques de diversões (7,9%) ou lojas especializadas (4,3%).

Segundo a pesquisa, 34,4% dos respondentes visitará estabelecimentos gastronômicos durante o período; outra grande parte ficará em casa. Divulgação

No recorte de gênero, a situação muda. A preferência das mulheres é ficar em casa (35,76%) e, em segundo lugar, ir a restaurantes (33,93%). Já para os homens, é o contrário, preferem mais os estabelecimentos gastronômicos (34,83%) do que ficar em casa (28,93%).

A maioria (63,2%) enxerga o Dia dos Pais como uma data comercial, tanto quanto a Black Friday.

“Empresas e varejistas reconheceram o potencial de lucro ao promover produtos e serviços relacionados a essa data.”, afirmou Rafael de Albuquerque, CEO e fundador da Zoox Smart Data.

“Cada vez mais cresce o investimento em campanhas publicitárias, assim como a coleta de dados para uma maior personalização da interação com o cliente.”

A maior motivação para realizar uma compra é um bom desconto à vista (35,6%). Algo que já estava na lista de desejos foi a segunda opção mais marcada (30%), seguida de entrega rápida (22,9%) e boas condições de pagamento (11,5%).

Metade dos brasileiros (50,6%) também respondeu que se antecipa para comprar presentes da data, já a outra metade (49,4%) espera a data ficar mais próxima na expectativa de descontos.

Segundo o CEO da Zoox, nos últimos anos, os dados se tornaram a espinha dorsal das operações do varejo moderno.

“Isso [o uso de dados] se tornou essencial para decisões estratégicas, proporcionando melhores experiências aos clientes e impulsionando o crescimento do negócio”, afirmou.

Sobre a pesquisa

A pesquisa da Zoox foi realizada em todo o território nacional por meio do Smart Wi-Fi, tecnologia que, além de permitir acesso à rede Wi-Fi, coleta, organiza, qualifica e extrai dados dos seus clientes de forma consensual e gera insights exclusivos para o seu negócio, auxiliando a sua empresa na tomada de decisões estratégicas.

“É uma tecnologia importante para locais com grande fluxo de pessoas e que também traz benefícios para qualquer segmento que disponibilize uma rede de acesso a internet”, afirmou Rafael sobre a solução.