Bruno Cunha assume presidência da Câmara de Blumenau como mais jovem e primeiro homossexual no cargo
Cunha fala sobre desafios para as próximas semanas durante a licença de Marcelo Lanzarin (Podemos)
Nesta quinta-feira, 4, o vereador Bruno Cunha (CIDADANIA) assumiu a presidência da Câmara de Blumenau. O advogado irá liderar o legislativo durante a licença de Marcelo Lanzarin (Podemos).
Vereador desde 2016, o advogado ficou conhecido pelo seu envolvimento com os animais, o meio ambiente, a acessibilidade e a busca por inovação. Eleito pelo PSB, há dois meses ele se filiou ao Cidadania.
Outra mudança neste meio tempo foi o rompimento com o governo de Mário Hildebrandt, em janeiro de 2019. A eleição para vice-presidência da Câmara havia acontecido um mês antes.
O Município Blumenau conversou com o vereador para saber como é ser o presidente mais jovem da história da Câmara de Blumenau, aos 33 anos. Cunha também é o primeiro homem assumidamente homossexual a assumir o cargo.
Confira a entrevista
O Município Blumenau: Como é para você ser o presidente mais jovem da Câmara de Vereadores de Blumenau?
Bruno Cunha: Eu não imaginava nem entrar na Câmara. Foi o pessoal que acreditou no trabalho social que temos, como professor universitário. Como mais jovem foi uma responsabilidade a mais. As coisas vêm acontecendo. Quero mostrar que existe uma geração de uma juventude que luta, quebra paradigmas e tem capacidade. Essa juventude muitas vezes é subestimada, mas corre atrás para transformar a realidade.
O Município Blumenau: E sobre o fato de ser o primeiro presidente da Câmra assumidamente homossexual, como lida com isso?
Bruno Cunha: Eu entendo a sexualidade como uma característica. Meu discurso não é de vitimismo. As características não podem limitar ninguém. A gente tem que analisar as pessoas pelo caráter que eles têm. Claro que sofri preconceitos, mas estou mostrando para as pessoas o trabalho, e o que é feito na vida pessoal de cada um tem que ser respeitado.
O Município Blumenau: Nesses anos todos na Câmara, o que mais se destacou para você no seu trabalho?
Bruno Cunha: Fui eleito em 2016 ao primeiro mandato e vejo que hoje adquiri mais experiência. Comprei lutas, briguei com o próprio partido. Hoje tenho orgulho de ser quem eu sou, sou o político que eu teria orgulho de votar. Amadureci muito. Sei que tem uma estrada grande para me preparar mais a cada dia venho procurando estudar tecnicamente e me sinto cada dia mais preparado.