X
X

Buscar

Brusquense que lutou na Segunda Guerra Mundial morre aos 103 anos

Arnoldo era o único ex-expedicionário da Segunda Guerra Mundial, ainda vivo, morando na região

Faleceu nessa terça-feira, 5, o brusquense Arnoldo Lana aos 103 anos. Ele era o único ex-expedicionário, nascido em Brusque, ainda vivo, que lutou na Segunda Guerra Mundial. A morte foi confirmada pela família. Ao longo de vários anos o brusquense recebeu diversas homenagens.

Ele foi um dos 48 brusquenses a integrar a Força Expedicionária Brasileira na batalha de Monte Castelo, na Itália, contra o exército alemão. A batalha durou três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, quando os aliados conquistaram o território.

Lana também chegou até a ser lembrado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro durante vinda a Balneário Camboriú para uma campanha de reeleição. Devido ao feito, o ex-combatente, assim como seus colegas de batalha, foram homenageados pelo município com um memorial na praça Sesquicentenário.

Em entrevista ao blog do Ciro Groh, o ex-combatente contou que viveu por cerca de um ano na Itália. “Lembro que a gente se comunicava somente através de cartas e ela, depois de alguns anos, veio se tornar minha esposa”, conta. Lana também trabalhou como engomador na fábrica Renaux.

De acordo com um familiar de Arnoldo, ele foi internado na segunda-feira, 4, no Hospital Dom Joaquim, mas acabou não resistindo. O velório de Arnoldo Lana será realizado no Cemitério do Santa Terezinha a partir das 10h desta terça-feira. Já a cremação no Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú, nesta quarta-feira, 6.

Homenagens do exército

Na manhã desta quarta-feira, 6, o Tiro de Guerra de Brusque divulgou uma nota de homenagem para Arnoldo. De acordo com a nota, Arnoldo desempenhou um papel fundamental ao integrar a FEB durante os anos cruciais da Segunda Guerra Mundial.

Confira a nota na íntegra

“O Exército Brasileiro expressa seu profundo pesar diante do falecimento do ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, senhor Arnoldo Lana, aos 103 anos, ocorrido nesta terça-feira, dia 5 de março. Natural de Gaspar (SC), o senhor Arnoldo desempenhou um papel fundamental ao integrar a FEB durante os anos cruciais da Segunda Guerra Mundial, dedicando-se com bravura e coragem em solo europeu. Os integrantes da 5ª Divisão de Exército, da 5ª Região Militar e do Tiro de Guerra 05-005 expressam suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos do ex-combatente, assim como manifestam profunda admiração e respeito pelo legado por ele deixado”

Luto de três dias

O prefeito de Brusque André Vechi decretou, nesta terça-feira, 5, luto oficial de três dias pelo falecimento de Arnoldo Lana. No decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios, o chefe do Executivo destacou o feito de Lana, bem como a relevante participação brasileira na campanha de Monte Castello, preponderante para a vitória das tropas aliadas e para a derrocada nazifascista em solo italiano.

*Colaborou: João Henrique Krieger

Leia também:

1. Identificado motociclista que morreu em colisão com ônibus em Blumenau
2. Primeiro caso de Chikungunya é confirmado em Pomerode
3. Após desavença comercial, homens são presos em Gaspar por roubo de veículo
4. Shopping de Blumenau promove evento competitivo de montagem de quebra-cabeças; saiba como participar
5. O que diz o secretário de Saúde de Blumenau após Hospital Santa Isabel alegar “grave desequilíbrio econômico”


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro Velha Central mantém tradição secular na comunidade: