X
X

Buscar

Bueiros ecológicos blumenauenses inspiram projeto de lei em Florianópolis

Iniciativa de um empresário da cidade foi usada para ilustrar projeto que já foi aprovado

Uma iniciativa de um empresário blumenauense serviu de inspiração para um projeto de lei que pode modificar toda a capital do estado. A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou neste mês o PL de autoria vereadores Marcelo da Intendência (PP) e Pedrão (PP) que visa acrescentar bueiros ecológicos em toda a cidade.

O objetivo dos legisladores é combater enchentes e o acúmulo de lixo nos bueiros da cidade, além de reduzir a poluição de rios, córregos e mares. Caso o projeto seja aprovado pela Prefeitura, os equipamentos serão instalados em todos os bueiros em até oito anos.

“Eu fui Intendente dos bairro Ingleses e senti muito os problemas com os bueiros entupidos.  Tivemos muitas vezes que usar um caminhão hidrojato para desobstruir quatro a cinco metros de drenagem. O custo de um caminhão operando um dia em uma rua é gigante para o município, então essas caixas coletoras nos bueiros da cidade, a curto prazo trazem uma grande economia financeira e ao meio ambiente,” ressalta Marcelo da Intendência.

O documento ainda destaca um dado da Organização das Nações Unidas (ONU), que afirma que 70% do lixo que está no mar hoje vem dos bairros e da região central pela vala de drenagem. Além de ser uma ilha conhecida pelas praias turísticas, os moradores de Florianópolis também se beneficiariam pela qualidade da água.

“Em vários dias de chuva, eu já filmei os bueiros da cidade cheios e inevitavelmente esse lixo vai parar na Lagoa da Conceição, nos rios, córregos ou ainda nas nossas praias. Esse é um mecanismo barato, positivo tanto na questão ambiental e econômica,” destaca Pedrão.

Para ilustrar a proposta, os bueiros instalados em Blumenau mostraram como a mudança pode impactar na sustentabilidade do local. Aqui na cidade, a mesma empresa responsável pela criação e instalação dos bueiros ecológicos também construiu uma barreira no ribeirão Jararaca, no bairro Vila Nova.

O Município Blumenau

Bueiros em Blumenau

Na cidade, cinco bueiros ecológicos já foram instalados. Um deles, inclusive, em uma escola municipal. Tiago dos Santos, responsável pelos equipamentos, conta que ver o projeto se espalhar é a realização de um sonho

“Alguém viu num jornal [o projeto de lei] e me mandou. Fiquei todo bobo. É um passo gigante para o projeto. Era a minha vontade, a ideia ser do mundo”, conta.

O Cemitério e Crematório São José é outro espaço do município que aderiu ao bueiro ecológico, e compartilha na página do Facebook os resultados da manutenção do equipamento.

Cemitério e Crematório São José/Facebook

“Foram encontrados alguns detritos, mas principalmente bitucas de cigarro. Lixo que teria ido para o nosso rio. Esta publicação tem por objetivo conscientizar a todos! Não jogue lixo na rua! Do ponto de vista do planeta não existe fora”, afirmou a empresa na rede social.

Tiago dos Santos também utiliza o Facebook para compartilhar as manutenções feitas no primeiro bueiro ecológico, em frente à loja Top Quadros, na rua Benjamin Constant. Instalado há 11 meses, essa foto mostra o resultado da 19ª manutenção, feita neste fim de semana.

Tiago dos Santos/Facebook