X
X

Buscar

Buracos na rua Bahia causam prejuízos a mais de cinco motoristas

Casos foram registrados na noite desta sexta-feira, em Blumenau

Quem passou pela rua Bahia, no bairro Salto Weissbach, por volta das 21h30 desta sexta-feira, 9, observou cinco carros parados por estarem com um ou dois pneus furados, à margem da via. Todos tiveram o prejuízo após passar pelos desníveis entre as pistas e os buracos que se concentram no lado direito, no sentido Centro, próximo à empresa Censi.

Jefferson Santos/Notícias Vale do Itajaí

Segundo testemunhas, a chuva que caía durante a noite aliada à pouca sinalização foi determinante para os acidentes, que, mais tarde, teriam ocorrido com outros carros.

A situação é decorrente das obras de revitalização dos quase quatro quilômetros da via, que contemplam, além de uma nova rede de água, a substituição de todo o asfalto, o alargamento em alguns trechos, adequação da drenagem existente em ruas próximas e passeio para pedestres onde não há calçadas em um dos lados.

“Nós estamos providenciando para semana que vem um número maior de placas, de sinalização. Agora a obra da adutora foi finalizada na rua Bahia. Então nós vamos reorganizar a pavimentação e redefinir o fluxo de tráfego, já que não haverá mais a vala aberta para a rede de água”, explica o secretário de Infraestrutura Urbana, Alexandro Fernandes.

O projeto prevê ainda calçada com lajotas ao lado da pista do sentido Centro. Em alguns pontos haverá ciclovia e, em outros, passeio compartilhado.

Ressarcimento

Os condutores que tiverem o veículo danificado em casos como este, devem procurar a Praça do Cidadão, na prefeitura. Segundo a especialista em trânsito, Márcia Pontes, o motorista deve fazer diversas fotos do ocorrido: do local, do buraco (em vários ângulos) e do carro. Depois, registrar um boletim de ocorrência (algo que pode ser feito pela internet).

“Tem que se municiar de provas. A gente sabe que na rua Bahia o pessoal não respeita, passa voando, mas não é só uma questão de velocidade. Tem que estar bem sinalizado”, salienta a especialista.

Com três orçamentos em mãos, o proprietário do automóvel deve pedir o ressarcimento municipal através de um processo administrativo.

“Se de fato for constatado alguma irregularidade na orientação ou sinalização, o motorista será ressarcido e será cobrado da empresa executora da obra”, disse o secretário.

De acordo com Pontes, se a prefeitura negar ou demorar para fazer o pagamento, a pessoa deve seguir para a Justiça, na Vara da Fazenda Pública.

Pontes também explica que, mesmo que o caso vire um processo judicial, o cidadão recebe o valor com juros e correção.

Revitalização

Desde setembro, os trabalhos têm sido feitos de forma paralela entre a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e o Samae, no trecho entre a Ponte do Salto e o Complexo do Badenfurt.

A previsão da autarquia é terminar os serviços de ampliação da rede de água em fevereiro. O projeto prevê a instalação de adutoras de 500mm nos quase quatro quilômetros que serão revitalizados. O investimento será de cerca de R$ 4,2 milhões. Os trabalhos, além da colocação de novos tubos, incluem a recuperação dos passeios e calçamento dos trechos que as equipes atuam.

A Seinfra, por sua vez, vem trabalhando na via. A secretaria está investindo aproximadamente R$ 8,5 milhões, dos quais 20% são custeados pela Prefeitura, e o restante financiado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).