Cadeiras adaptadas para pessoas com deficiência fazerem trilhas chegam a Blumenau
Poucas cidades do país possuem o equipamento
Blumenau entrou na seleta lista de cidades do país a contar com duas cadeiras adaptadas Julietti, equipamento que permite que pessoas com deficiência acessem ambientes naturais de difícil acesso, como trilhas e montanhas, com segurança e conforto.
A possibilidade é oferecida pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep).
As cadeiras estão à disposição da população no Parque São Francisco de Assis, na rua Ingo Hering, 390, no Centro. Os interessados em utilizar o equipamento devem contatar o parque pelas redes sociais e agendar um horário.
“Tive a oportunidade de fazer uma trilha usando a cadeira Julietti e viver uma experiência fantástica. É muito gratificante poder contar com essa tecnologia na nossa cidade, que permite que as pessoas com deficiência também possam sentir o prazer de se aventurar e aproveitar as trilhas”, destaca a secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Daniel.
Cadeiras adaptadas Julietti
A cadeira Julietti foi criada pelo engenheiro Guilherme Cordeiro para a esposa Juliana Tozzi. Apaixonado por trilhas e aventuras, o casal viu sua rotina mudar após Juliana ser diagnosticada com uma doença rara e irreversível, que comprometeu sua coordenação motora e a fala.
Engajado, Guilherme projetou e desenvolveu a cadeira, permitindo que Juliana seguisse realizando trilhas e acessando lugares remotos.
O equipamento conta com uma única roda central e hastes dianteiras e traseiras, que permitem que seja conduzido por duas pessoas. Com o auxílio correto, é possível transitar por caminhos estreitos, sempre garantindo a segurança e o conforto ao usuário.
Leia também:
1. Dois paratletas blumenauenses conquistaram medalhas em campeonato brasileiro de jiu-jitsu
2. Governo do estado anuncia repasse de R$ 12 milhões ao Hospital Santa Isabel durante evento da Amabel
3. Prefeitura de Blumenau negocia uso de espaço do 23º BI para treinos de atletas
4. VÍDEO – Carros colidem de frente, pegam fogo e rua fica interditada em Indaial
5. VÍDEO – Caminhão é flagrado espalhando resíduos na Via Expressa, em Blumenau
Veja agora mesmo!
Casarão erguido pela família Klitzke é preservada pelos Souza, no Garcia, em Blumenau: