Cafeteria Especial lança concurso cultural para definir melhor “receita de família”, em Blumenau
Inscrições estão abertas até 20 de janeiro
Parte da culinária típica de Blumenau foi criada com receitas que passaram de geração em geração, como os famosos doces como cucas, tortas e bolos. Pensando nisso, a Cafeteria Especial lançou o concurso cultural “Doce de Família” que irá definir a melhor receita familiar da cidade.
As inscrições seguem até o dia 20 de janeiro, com inscrições pelo site oficial da cafeteria e é gratuito. Em 2024, a Cafeteria Especial completa cinco anos de história em Blumenau, por conta disso, vários eventos serão realizados.
“Pensamos nesse concurso para ser algo anual e que valorize a criatividade gastronômica dos blumenauenses, especialmente os sabores com ligação afetiva”, explica o proprietário da cafeteria, Giorgio Sinestri. O espaço também é pensado para lembrar a “casa da vovó”, com móveis antigos, peças históricas e um ambiente familiar.
Tudo isso fez com que a ideia do concurso surgisse. “O evento é para celebrar esse elemento do projeto, de acolhimento e afeto familiar. Além de celebrar a inclusão social”, acrescenta. Giorgio espera por uma diversidade de sabores familiares durante o concurso, celebrando o resgate de sabores, memórias e histórias que fazem bem ao coração das pessoas.
O vencedor do concurso poderá ter a receita incluída no cardápio fixo da Cafeteria Especial. “Dessa forma o cardápio poderá ganhar mais um sabor de afetividade, incluindo assim uma receita que já tem o coração de uma família”, completa.
Como participar?
As inscrições encerram no dia 20 de janeiro e são gratuitas. O anúncio do vencedor acontecerá no dia 10 de fevereiro, durante o expediente da Cafeteria Especial. Para a avaliação, três convidados irão fazer parte do júri.
Podem participar maiores de 18 anos, de qualquer lugar do Brasil ou do exterior. Cada pessoa pode enviar uma receita, contendo obrigatoriamente a lista completa dos ingredientes e a indicação do peso de cada ingrediente que será utilizado.
Leia também: Cafeteria Especial de casa nova: reinauguração está prevista para o mês de julho
“É necessário explicar o passo a passo da preparação, com todos os detalhes necessários. As receitas serão preparadas pela equipe da Cafeteria Especial, que inclui pessoas com deficiência intelectual”, explica Giorgio.
O principal critério avaliado será a clareza na explicação do passo a passo e a facilidade de produzir, seguido de apresentação visual do prato e o sabor. Um vídeo pode ser encaminhado com o dono da receita explicando o passo a passo, caso queira. As receitas serão avaliadas e apenas 10 delas seguirão para o dia final do concurso.
Veja agora mesmo!
O carro do rollmops invade o bar da Zenaide para contar histórias e explicar como surgiu o projeto: