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Durante pandemia, cai número de inadimplentes em Blumenau, mas indicador não é positivo

Para a CDL, o número é reflexo das baixas vendas

O comércio em Blumenau teve muitas perdas durante 2020, principalmente a partir de março, com as primeiras ações referentes aos cuidados com pandemia de coronavírus. O fechamento das lojas, depois reabertura, mas com restrições, fez com que a queda nas vendas fosse bastante grande naquele período.

E assim como as vendas, outros números também tiveram quedas. De acordo com o último levantamento feito pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau, entre 17 de março e 30 de junho deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019, o número de registros no SPC pelo comércio blumenauense caiu 65%.

Enquanto no ano passado foram 17.675 inscrições nos três meses, em 2020 foram 6.173 nomes colocados no SPC. Esse dado até aparenta ser positivo, já que são menos pessoas tendo o nome “sujado” no mercado. Mas não é.

“É estranho, né, dizer que menos pessoas com nome sujo é ruim. Mas tem que entender que não é porque as pessoas estão pagando melhor, ou em dia. É porque quase ninguém comprou. O que é horrível pro lojista. Além disso, tem também a parte do comerciante que está evitando de sujar os nomes dos clientes, porque entende a situação e quer dar mais tempo para que paguem”, explicou Antônio Bittelbrunn Júnior, diretor de SPC da CDL Blumenau.

O que comprova a tese de que não são mais pessoas quitando as dívidas é o número de nomes retirados do SPC. Enquanto em 2019 15.060 pessoas tiverem o nome limpo, esse ano, foram 10.183 cancelamentos no mesmo período.

Bittelbrunn também pontuou outras situações que explicam esses dados, como os comércios fechados durante grande período, o que fez com que o lojista não tivesse tempo para inscrever o mau pagador no registro, ou não o fez porque não teve chances de cobrar o cliente.

“Sem falar na preocupação do cliente. Eles não sabem se vão ter dinheiro, então não compram. E tem a nossa parte também, até com campanha, que nós sempre orientamos, e continuamos, para que o consumidor, quando receber algum dinheiro, pague a dívida primeiro, antes de fazer outra”, complementa Bittelbrunn.

Em busca de reduzir os prejuízos, o comércio em Blumenau está focado em retomar as vendas, principalmente aproveitando as datas comemorativas que ainda restam em 2020. Nesta semana, foi lançada campanha de Dia dos Pais, com destaque também para o comércio delivery, enquanto a pandemia de coronavírus permanece.


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