X
X

Buscar

Câmara acata veto do prefeito ao projeto do Dia do Orgulho LGBT em Blumenau

Requerimento foi feito pelo vereador Jovino Cardoso Neto (PROS)

A Câmara de Vereadores de Blumenau acatou o veto do prefeito Mário Hildebrandt ao projeto de lei do Dia do Orgulho LGBT. Na sessão ordinária nesta terça-feira, dia 16, o vereador Jovino Cardoso Neto (PROS) apresentou o requerimento a favor do veto, que foi aprovado pela maioria dos parlamentares.

Se o requerimento não tivesse sido apresentado, a solicitação de votação do veto passaria primeiro pelas comissões da Câmara e depois entraria para a pauta dos vereadores.

A votação pegou de surpresa o suplente de vereador Lenilso Silva (PT), autor do projeto de lei do Dia do Orgulho LGBT. Ele considerou a manobra “altamente desleal, para que não tivesse participação do povo nem transparência nos votos”.

Inicialmente, o projeto de lei foi aprovado pelo Legislativo, mas a inclusão do Dia do Orgulho LGBT e da Parada do Orgulho LGBT no calendário de eventos de Blumenau foi vetada pelo prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) na quarta-feira, dia 10 de abril.

Na justificativa de veto enviada à Câmara de Vereadores na sexta-feira passada, 12, o chefe do Executivo afirma que o texto da lei indicaria que os eventos a serem promovidos anualmente na data de 28 de junho poderiam depender de dinheiro do caixa municipal.