Na segunda-feira (16), a Câmara de Indaial sediou a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos em 2024, dos municípios de Indaial, Apiúna, Ascurra e Rodeio. O evento foi realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

Sob a condução do juiz da 15ª Zona Eleitoral de Indaial, Gustavo Bristot de Melo, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos foram diplomados. O prefeito eleito de Indaial, Silvio César da Silva, ressaltou, em seu discurso, a importância da democracia e o compromisso firmado com os eleitores.

“Hoje, não celebramos apenas a vitória de uma eleição; celebramos a força da democracia, a soberania da vontade popular, e o poder transformador do voto. Cada um de nós, diplomados neste dia, carrega sobre os ombros a responsabilidade de honrar a confiança de cada cidadão que, ao depositar seu voto na urna, depositou também seus sonhos, sua esperança e sua fé em um futuro melhor”, ressaltou o prefeito eleito.

A vereadora mais votada de Indaial, Elaine Pickler, representou os parlamentares eleitos em seu pronunciamento, mencionando os desafios e as expectativas para os próximos anos.

“Estamos cientes dos desafios que nos esperam, mas também confiantes de que, juntos, poderemos construir uma cidade mais justa, mais próspera e mais humana. Que nosso trabalho honre a confiança de cada voto recebido e que possamos, ao final de nossos mandatos, olhar para trás com orgulho, sabendo que fizemos a diferença na vida dos cidadãos de Apiúna, Ascurra, Rodeio e Indaial”, finalizou a vereadora.

A diplomação é o ato em que a Justiça Eleitoral certifica que o candidato foi legitimamente eleito pelo povo e está apto a assumir o cargo. Essa cerimônia representa a etapa final do processo eleitoral.

Posse dos vereadores

No dia 1º de janeiro de 2025, às 16h, a Câmara de Indaial realizará a posse dos 13 vereadores eleitos para a 21ª legislatura. Na mesma ocasião, serão empossados o prefeito, Silvio César da Silva, e o vice-prefeito, Jonas Luiz de Lima.
Após a cerimônia, os novos membros do legislativo municipal elegerão a Mesa Diretora, responsável por conduzir as atividades legislativas nos dois primeiros anos do mandato.