Câmara faz consulta pública sobre idade mínima de aposentadoria dos servidores em Blumenau; saiba como participar

Participação pode ser feita até o dia 23 de março

A Câmara de Vereadores abriu nesta segunda-feira, 14, a Consulta Pública sobre a proposta da Prefeitura de Blumenau que determina a nova idade mínima para aposentadoria dos servidores municipais na cidade. De acordo com o projeto de emenda à Lei Orgânica, o servidor de cargo efetivo será aposentado, voluntariamente, aos 62 anos de idade se mulher, e aos 65 anos se homem, levando em consideração também o tempo de contribuição e demais requisitos.

A Consulta Pública ficará disponível até às 23:59h do dia 23 de março de 2022. Qualquer cidadão, mediante identificação pessoal, poderá manifestar-se apoiando ou recusando, permitida uma única participação sobre a proposição em discussão.  Para participar da consulta pública, acesse aqui.

As manifestações recebidas serão analisadas pela Câmara Municipal de Blumenau por meio de Comissão composta por servidores que, após analisá-las, consolidarão em relatório específico todas as contribuições identificadas e válidas da Consulta Pública. O relatório completo da análise da Consulta Pública estará disponível no dia 24 de março de 2022, a partir das 15h, no site da Câmara Municipal de Blumenau.

A Câmara destaca ainda que, “sugestões e comentários ofensivos, discriminatórios ou que atentem a dignidade serão automaticamente excluídos”.

O que é Consulta Pública?

De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Blumenau, mediante realização de consultas públicas haverá participação da sociedade civil e o posicionamento público nos assuntos de relevante interesse e na tramitação de proposições legislativas da Câmara Municipal, como instrumentos de participação direta do povo.

Ainda de acordo com o Regimento, as sugestões e contribuições colhidas durante as consultas públicas têm caráter consultivo para discussões legislativas e não vinculam decisões parlamentares. Ou seja, independente do resultado, a decisão permanece sendo dos vereadores e não necessariamente da maioria dos votos na consulta.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo