Campanha AME Jonatas: casal de Joinville é preso para cumprir pena que supera 70 anos

Prisão ocorreu nesta quarta-feira

Os pais de Jonatas, menino com Atrofia Muscular Espinhal (AME), foram presos nesta quarta-feira, 22, para cumprir as penas por estelionato e desvio de bens na campanha que buscava arrecadar recursos para o tratamento do filho. Renato Henrique Openkoski e Aline da Cunha Souza Openkoski, tiveram mandado de prisão expedido em abril deste ano após a sentença transitar em julgado na comarca de Joinville.

Juntos, as penas ultrapassam 70 anos. O filho, rosto da campanha AME Jonatas, morreu em janeiro de 2022 após complicações decorridas da doença.

Relembre a condenação

Os pais de Jonatas começaram a ser investigados após promoverem uma campanha de arrecadação, chamada AME Jonatas, em busca de recursos para custear o tratamento do filho, realizada em 2017. Eles teriam desviado parte do dinheiro para proveito próprio.

Em 2022, Renato, candidato a deputado estadual nas Eleições de 2022 pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), foi condenado a 44 anos e 29 dias de reclusão, em regime fechado. Além do pagamento de 221 dias-multa, equivalente a R$ 8.104,07.

Aline foi condenada a 26 anos, 11 meses e 13 dias de reclusão, em regime fechado. Além do pagamento de 363 dias-multa, equivalente R$ 13.311,21.

Ambos também foram condenados ao pagamento das despesas processuais. A reportagem de O Município Joinville buscou contato com a defesa do casal, mas até a publicação desta reportagem, não obteve resposta.

Leia também:
1. Terminais de ônibus vão ter câmeras de segurança para monitoramento em Blumenau
2. Concessionária brusquense traz carro da Tesla pela primeira vez ao Brasil
3. VÍDEO – Motorista foge em alta velocidade antes de ser preso por furto em Blumenau
4. Prefeitura de Blumenau garante Festival da Cerveja na cidade e quer processar associação que anunciou evento em Balneário Camboriú
5. Família busca ajuda para encontrar idosa que está desaparecida em Gaspar


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro Itoupava Rega mantém tradições perdidas na região:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo