Campanha de vacinação contra poliomielite é prorrogada em Blumenau
Apenas 35,5% da meta foi atingida
A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até o dia 30 de setembro, pelo Ministério da Saúde (MS). A ação que iniciou no dia 8 de agosto, encerraria nesta sexta-feira, 9, mas por conta da baixa cobertura vacinal foi prorrogada. Devem receber a vacina contra a poliomielite todas as crianças de um ano a menores de cinco anos.
Em Blumenau, até terça-feira, 6, foram imunizadas 6.126 crianças, o que corresponde a 35,5% de cobertura das 17.479 crianças que compõem o público-alvo. Em 2015 durante a campanha, a vacina fundamental para evitar a paralisia infantil superou a meta e imunizou 103,6% do público-alvo. Já em 2018 e 2020 durante a campanha, a média de cobertura ficou entre 83% e 77,88% respectivamente.
A equipe da Vigilância Epidemiológica de Blumenau ressalta que a cobertura segue abaixo do esperado e é preciso que pais e responsáveis levem as crianças para vacinar contra a paralisia infantil. A poliomielite não tem cura e a vacinação é a única forma de prevenção. Recentemente, após 10 anos sem registro da doença, os Estados Unidos da América identificou um caso de poliomielite.
Aplicação das vacinas
A aplicação dos imunizantes segue sendo disponibilizada nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais da Família (AGF) com sala de vacinação. A relação das salas de vacinas ativas está no site.
Não é necessário aguardar intervalo de 15 dias entre a aplicação da vacina contra Covid-19 e as demais vacinas.
Leia também:
– 37ª Oktoberfest: cardápio completo e mais novidades da festa são apresentados em Blumenau
– Homem de 33 anos é preso por estupro de vulnerável em Indaial
– Entregador de pizza é assaltado por homem armado em Rio do Sul
– Brasileiros poderão movimentar saldo em diferentes bancos com apenas um aplicativo
– Grupo que adulterava leite é condenado em SC; confira sentença
– Eleições 2022: conheça todos os candidatos de Santa Catarina e do Brasil
– Assista agora:
Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região