Campeonato global de Robótica acontece no Ginásio do Galegão, em Blumenau
O campeonato ocorre entre 14 e 15 de setembro
Blumenau recebe entre os dias 14 e 15 de setembro, no Ginásio do Galegão, o campeonato global de robótica educacional, o World Robot Olympiad (WRO). O evento deve reunir estudantes de 8 a 19 anos de todo o país e são esperadas mais de 2 mil pessoas para a agenda. A visitação é gratuita, com abertura dos portões a partir das 10h.
Os vencedores do WRO Brasil poderão representar o país na etapa global que ocorre na Turquia, entre 28 e 30 de novembro deste ano. No Brasil, o evento é organizado pela Robomind, empresa de Blumenau.
Como visitar
A visitação é gratuita, com a abertura dos portões do Ginásio Galegão para o público em geral a partir das 10h nos dois dias de campeonato.
Programação do campeonato global de robótica
No sábado, 14, será disputada a categoria Júnior (estudantes de 11 a 15 anos). As competições iniciam às 11h. O desafio das equipes será construir um robô que ajudará a transformar uma cidade em um lugar mais verde, ajudando as pessoas a criar um jardim.
No domingo, 15, serão disputadas as categorias Elementary (8 a 12 anos) e Sênior (14 a 19 anos). As competições iniciam às 11h. Na Elementary, as equipes precisam construir um robô capaz de ajudar as pessoas da aldeia a verificar os vegetais, coletá-los e regar o jardim. Na Sênior, um robô deve ajudar a restaurar uma cidade após um desastre natural.
Atividades para os visitantes
Durante o campeonato global de robótica, os visitantes podem participar de atividades interativas gratuitas para ter uma experiência imersiva no universo da tecnologia e robótica.
- Batalha de sumô: batalha de sumô entre robôs, onde será possível controlar seus movimentos através de um controle remoto.
- Robôs interativos: um espaço exclusivo repleto de jogos e brincadeiras para toda a família.
- Robôs: o evento contará com a presença de robôs que devem circular pelo espaço, proporcionando uma experiência imersiva no universo da tecnologia e robótica.
- Escola do futuro: espaço projetado para demonstrar uma escola do futuro, oferecendo atividades educacionais de alta qualidade e essenciais para as crianças e jovens de hoje. No sábado, o acesso à Escola do Futuro será exclusivo para autoridades e gestores escolares. No domingo, estará aberto ao público
- Legueiros SC: organizado por fãs e colecionadores de Lego, o grupo Legueiros SC estará presente no WRO Brasil com exposições temáticas que prometem encantar várias gerações.
Doações para vítimas da enchente no RS
A Robomind está organizando uma campanha de arrecadação de brinquedos para as crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, de Porto Alegre (RS). A unidade de ensino fica localizada no bairro Sarandi, um dos mais afetados pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em abril deste ano. Dos 673 alunos que a escola costumava ter matriculados, apenas 12 famílias não perderam tudo.
Os visitantes que quiserem contribuir podem levar brinquedos diversos. O objetivo é distribuir os presentes no Dia das Crianças, em 12 de outubro.
Distribuição de mudas de plantas
O tema do ano da competição é “Aliados da Terra”. Em associação à temática, a Robomind vai distribuir 1.5 mil mudas de plantas frutíferas em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) de Blumenau, para incentivar a plantação de árvores e tornar a cidade mais verde.
Robotics Experience
Paralelo ao WRO, no dia 14 de setembro a Robomind realiza ainda a etapa nacional do Robotics Experience, evento próprio que reúne as escolas vencedoras de etapas regionais, que utilizam a metodologia de ensino da instituição.
Sobre a Robomind
Com sede em Blumenau e presença em mais de 20 estados brasileiros, a Robomind é uma empresa especializada em projetos e educação tecnológica e robótica. Atua em mais de 500 escolas e já impactou mais de 200 mil estudantes, do ensino infantil ao médio. Conta com projetos baseados em metodologia exclusiva e apoio de parceiros globais como Lego e Roborobo. A empresa também conta com franquias em Portugal, México e Angola.
Mais informações no site.
Leia também:
1. Gasolina comum em Blumenau é terceira mais cara entre maiores cidades de SC
2. Identificada jovem de 22 anos que morreu em acidente, em Blumenau
3. Escritora de Blumenau estará na Bienal do Livro de SP com seu primeiro lançamento
4. Jovem relata ter sofrido racismo e agressões de três mulheres em estabelecimento de Blumenau
5. Santa Catarina volta ser impactada pela fumaça das queimadas na Amazônia
Veja agora mesmo!
Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau: