Candidatos a prefeito de Blumenau participam de conversa com Acib e empresários
Primeiro dia de conversas com os candidatos aconteceu nesta segunda-feira, 9; demais candidatos participarão do evento na próxima segunda-feira, 16
A Associação Empresarial de Blumenau (Acib) realizou nesta segunda-feira, 9, uma conversa com os candidatos a prefeito de Blumenau. A primeira parte do evento, que foi dividido em dois dias, ouviu as propostas dos candidatos Delegado Egidio (PL) e Odair Tramontin (NOVO). Na próxima segunda-feira, 16, acontecerá a segunda parte do evento com os candidatos Ana Paula Lima (PT), Ricardo Alba (PODE) e Rosane (PSOL).
De acordo com a presidente da Acib, Christiane Buerger, a entidade conversou com os associados para ouvir as principais demandas e, com base nisso, elaborou questões aos candidatos. As perguntas foram divididas em eixos: saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento econômico e mobilidade urbana.
Os questionamentos foram: as propostas para melhorar o Índice de Educação Básica (Ideb) em Blumenau e como abordar os desafios enfrentados pelas escolas municipais para elevar a qualidade de educação; o plano para saúde no que diz respeito aos serviços de urgência e emergência e se há estratégia para abrir uma unidade nos moldes de UPA; os planejamentos para enfrentar os problemas com as barragens que afetam Blumenau diretamente e a busca para uma solução eficaz para a situação; qual o principal problema de infraestrutura em Blumenau e a proposta para resolvê-lo; ações para melhorar a mobilidade urbana nos horários de pico; estratégias para atrais novos investidores e empresas para Blumenau e as iniciativas para fomentar o emprego e o desenvolvimento econômico; como pretende utilizar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem) durante a gestão, como será o trabalho com o vice e o motivo de querer ser prefeito.
Delegado Egidio (PL)
O primeiro a participar do evento foi o candidato Delegado Egidio (PL). Em sua fala ele defendeu o cuidado com a educação, destacou a importância das escolas em tempo integral e as escolas bilíngues. Disse que pretende ampliar as escolas integrais e bilíngues, visando melhorar os índices de Blumenau. Também disse que a escola cívico militar é um programa que deu certo.
Na segunda pergunta, ele disse que pretende fortalecer as unidades hospitalares e postos de saúde que já temos no município, levar os atendimentos de urgência e emergência para o hospital da Vila Itoupava e trazer a telemedicina.
Sobre as barragens, o candidato pretende trabalhar em conjunto com o governo do estado para realizar as dragagens no rio. Também pontuou que pretende construir novos diques e citou a importância das estruturas na última enchente.
Entre as obras de infraestrutura, citou o prolongamento da Via Expressa, assim como obras na região Norte. Ainda disse que é a favor do prolongamento da Via Expressa, visto que já foi investido dinheiro público na obra.
Sobre a mobilidade urbana, ele destacou a importância de Blumenau ter um transporte público eficiente, para ser uma opção viável e confortável. Disse que é importante que o transporte público tenha equilíbrio econômico e que se pague sem aumentar a tarifa. Também destacou as ciclovias e que pretende ligar os parques por ciclofaixas.
Disse que não pretende aumentar imposto ou criar taxas, que é preciso dar condições para que os empresários possam investir e vender a cidade para atrair investidores.
Sobre o trabalho da candidata a vice-prefeita, ele disse que pretende governar a cidade com Maria Regina, a atual vice-prefeita de Blumenau e candidata a vice-prefeita na chapa, e que ela já tem experiência na gestão pública e na saúde.
Também afirmou que se vencer as eleições ficará no cargo por 4 anos. Por fim, afirmou que quer tornar Blumenau uma cidade melhor para se viver, além de mais segura, e destacou o projeto de guarda armada que pretende implementar caso seja eleito.
Odair Tramontin (NOVO)
O segundo candidato a participar da conversa com os empresários foi Odair Tramontin (NOVO). Começou a fala dizendo que é preciso trazer a escola para o século 21, investido em mais tecnologia e capacitação permanente dos professores. Também pontuou que pretende realizar a contratação de uma pessoa técnica para comandar a pasta.
Na segunda pergunta, disse que alguns atendimentos que são realizados no hospital são desnecessários, pois as pessoas esperam horas na fila para receber uma dipirona e que crianças e idosos disputam uma vaga no atendimento com casos graves como vítimas de acidente. Pretende instalar UPAs com gestão privada para realizar os atendimentos de menor gravidade.
Sobre as barragens, disse que tem a pessoa certa ao seu lado e citou que o candidato a vice-prefeito, Carlos Wagner, o Alemão, tem envolvimento nesta área. Destacou o trabalho do colega de chapa na última enchente, quando ele atuou pelo fechamento da barragem em José Boiteux.
Disse que pretende dar execução as obras planejadas, citou a rua Pedro Zimmermann, o prolongamento da Via Expressa e as melhorias que devem ser feitas nas demais regiões da cidade. Também pontuou que é preciso pensar longe e interligar as cidades da região, sendo o prolongamento da Via Expressa um desses ligamentos.
Sobre os problemas de mobilidade urbana, salientou que eles estão presentes em todos os locais do mundo, mas que é possível usar a tecnologia para ter uma cidade inteligente. Destacou que os semáforos precisam ser inteligentes e que devem trabalhar a favor dos ônibus. Pontuou que pretende rever o contrato de ônibus com a concessionária atual e até cogita fazer uma licitação complementar para atender regiões afastadas, caso seja eleito.
Disse que o papel do poder público é criar um ambiente menos hostil para quem empreende e produz. Também pontou que quer trabalhar com a desburocratização dos processos.
Sobre o Pedem, diz que é preciso rever o plano e que o desenvolvimento econômico deve ser pensado regionalmente. Citou o eixo do turismo e destacou a importância de manter o visitante o maior tempo possível na cidade. Também comentou sobre o Circuito do Vale Europeu, um dos mais famosos do Brasil, e lamentou que a rota não contempla Blumenau. Também pontuou que quer dialogar com o Consórcio dos municípios da região e que pretende inserir Blumenau, pois, segundo ele, há muitas vantagens para o município.
Sobre o candidato a vice-prefeito, diz que Alemão tem a experiência empresarial e ele a do poder público. Afirmou que ambos terão trabalho ativo e não decorativo.
Por fim, diz que pretende ser prefeito pois “cansou de ver pessoas mal sucedidas que decidiram ir para política”.
Avaliação da ACIB
A presidente da Acib avaliou positivamente a conversa com os dois candidatos que participaram da primeira parte do evento.
“Atendeu as nossas expectativas. Foi muito importante ouvir de cada um deles de que forma irão atuar em relação às demandas”, diz Christiane. Citou que há algumas demandas muito pertinentes como as de desenvolvimento econômico e as que tramitam na prefeitura e nos órgãos ambientais, que precisam de mais agilidade.
“É uma grande oportunidade para todos que estiveram presentes poderem avaliar o que cada candidato tem de propostas, a forma de trabalho. São informações relevantes para a decisão do voto em outubro. Na próxima semana teremos os outros três candidatos para avaliar as mesmas questões que conversamos hoje”, destacou.
Ao final da conversa, os candidatos assinaram um termo com as demandas do setor empresarial.
Leia também:
1. Primeiro reitor da Univali morre aos 89 anos; universidade lamenta
2. Adolescente com cocaína, crack e maconha corre para mato ao ver policiais e resiste à abordagem, em Blumenau
3. Ônibus furtado em Blumenau é abandonado às margens da BR-470
4. Cafeteria de Blumenau que conta com equipe com deficiência intelectual lança Chocolate Especial
5. GALERIA – Confira como foi o desfile de 7 de Setembro em Blumenau
Veja agora mesmo!
Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau: