Candidaturas a prefeito de Blumenau são registradas no TSE; campanha começa nesta sexta
São cinco candidatos na disputa pela prefeitura
Os cinco pré-candidatos a prefeito de Blumenau que tiveram suas participações nas eleições de outubro oficializadas nas convenções partidárias registraram as candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Vão disputar a preferência do eleitor Ana Paula Lima (PT), Egídio Ferrari (PL), Odair Tramontin (Novo), Ricardo Alba (Podemos) e Rosane Martins (PSOL).
A campanha eleitoral inicia nesta sexta-feira, 16, em que os nomes nas disputas sairão da condição de pré-candidatos para candidatos e poderão pedir votos aos eleitores. O registro das candidaturas agora será analisado pela Justiça Eleitoral.
Assim como em Joinville e Florianópolis, em Blumenau pode ocorrer o segundo turno. Os eleitores vão às urnas em 6 de outubro. O segundo turno pode acontecer no dia 27 de outubro.
Quem são os candidatos a prefeito de Blumenau
Ana Paula Lima (PT): A deputada federal é a pré-candidata da Federação Brasil Esperança, que é composta por PT, PV e PCdoB, para a Prefeitura de Blumenau. O vice de Ana Paula Lima será o advogado Léo Bittencourt (PSB). Além de PV, PCdoB e PSB, o Avante, PDT e Solidariedade também apoiam a candidatura da deputada.
Egídio Ferrari (PL): Um dos primeiros nomes a confirmar a pré-candidatura foi o atual deputado estadual Egídio Ferrari, que tem o apoio do prefeito Mário Hildebrandt. A atual vice Maria Regina Soar (PSDB) será a candidata a vice-prefeita da cidade ao lado de Egídio. A pré-candidatura de Egídio a prefeito em Blumenau tem o apoio de vários partidos como União Brasil, Progressistas, Republicanos, PRD, MDB e, é claro, o PSDB.
Odair Tramontin (Novo): Assim como em 2020, o ex-promotor Odair Tramontin será o candidato do Novo para a Prefeitura de Blumenau. O candidato a vice será Carlos Wagner, o Alemão (PSD).
Ricardo Alba (Podemos): O Podemos definiu que concorrerá em chapa pura nas eleições municipais deste ano. O pré-candidato a prefeito é Ricardo Alba e o vice é o empresário Percy de Borba.
Rosane Martins (PSOL): O PSOL é mais um partido que vai concorrer em chapa pura neste ano. O partido lançou a candidatura da advogada Rosane Martins para disputar a Prefeitura de Blumenau. A candidata a vice-prefeita pela chapa é a professora Jaísa Dolzan.
Gaspar
Os candidatos a prefeito de Gaspar também já registraram suas candidaturas. Confira quem são:
Celso Zuchi (PT)
Natural de Gaspar, Celso Zuchi, de 72 anos, é um dos pré-candidatos pelo PT (Partido dos Trabalhadores). Formado em direito, ele é funcionário aposentado da Petrobras.
Ednei de Souza (Novo)
Natural de Florianópolis, Ednei de Souza, de 52 anos, está na disputa pelo partido Novo. Servidor público, o oficial de Justiça atua no Fórum do município.
Marcelo Brick (PP)
Natural de Gaspar, Marcelo Brick, de 43 anos, é um dos pré-candidatos pelo grupo político formado por Progressistas, MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e PSD (Partido Social Democrático). É o atual vice-prefeito do governo atual.
Paulo Koerich (PL)
Paulo Koerich, de 57 anos, é natural de Blumenau, mas foi em Gaspar que fixou residência. Atuou como delegado em diversas cidades de Santa Catarina. Além disso, também delegado-geral da Polícia Civil de SC no governo de Carlos Moisés.
Indaial
Os cinco candidatos a prefeito de Indaial também já registraram suas candidaturas. Confira quem são:
Ana Paula Reiter (Novo): Ana Paula é advogada e atualmente vereadora pelo Novo. Está em seu segundo mandato e cursa especialização em Gestão Pública.
Anderson Batata (PP): Pré-candidato pelo Progressistas, o advogado Anderson Batata atualmente está no quarto mandato como vereador de Indaial.
Jeser Batista (PT): O pré-candidato do PT para a Prefeitura de Indaial é o empresário Jeser Batista.
Lindomar Lindner (União): Formado em Comunicação Social e vereador pelo quarto mandato, Lindomar Lindner, o Alemão, é o pré-candidato do União Brasil neste ano.
Silvio César (PL): O pré-candidato do PL nestas eleições é Silvio César, que foi diretor do Hospital Beatriz Ramos recentemente. Silvio é formado em Administração e pós-graduado em Engenharia da Produção e Gestão Pública Municipal.
Timbó
Três candidatos a prefeito de Timbpo também já registraram suas candidaturas. Confira quem são:
Douglas Marchetti (União): O candidato é empresário e graduado em Comércio Exterior e Processos Gerenciais. Foi vereador por três mandatos.
Flávio Buzzi (PL): Concorrendo pelo partido do governador, Flávio é advogado e vereador de primeiro mandato.
Tutti Voigt (PP): Tutti é atualmente o vice-prefeito da cidade. É ex-vereador e já trabalhou como eletricista autonômo em Timbó.
O pré-candidato Márcio Elisio (Novo) não teve a candidatura registrada no TSE até o momento da publicação desta matéria.
Pomerode
Na disputa para a Prefeitura de Pomerode, apenas Rafael Ramthun (PL) está com a candidatura registrada junto ao TSE.