Cão do Corpo de Bombeiros de Lages morre durante busca por vítima em rio
Barney procurava por vítima desaparecida desde o dia 9 de abril
O cão Barney, do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Lages, morreu durante uma missão nesta sexta-feira, 3. O labrador procurava por uma vítima em um rio na cidade de Içara, quando submergiu e não retornou à superfície.
O corpo do cão só foi encontrado no início da tarde deste domingo, 5, no rio de Içara, no Sul do Estado, onde havia desaparecido. Eram cerca de 13h quando ele foi localizado submerso e preso entre galhos.
Segundo o tenente Ian Triska, da comunicação dos bombeiros, o cão foi levado pela correnteza. Ele ainda destacou a quantidade de lixo e material orgânico acumulados no rio, motivo pelo qual Barney teria ficado preso e acabou se afogando.
O corpo do labrador será cremado em um crematório para animais em São José, na Grande Florianópolis.
De acordo com informações da NSC, a vítima ainda não foi encontrada. O cão participava das buscas por um homem de 52 anos que está desaparecido desde o dia 9 de abril. Na quinta-feira, 2, a bicicleta da vítima foi encontrada pelo Corpo de Bombeiros de Içara próximo ao rio, o que motivou o acionamento da equipe de cinotecnia de Lages.
Sobre o binômio
Barney nasceu em Xanxerê, em 2015, filho do cão Bravo e da cadela Tequila, também binômios do Corpo de Bombeiros.
A primeira Certificação em Busca Rural de Barney foi em Tijucas, em 2017. O cão participou de diversas buscas na região do batalhão de Lages e também foi um dos cães enviados para ajudar na missão em Brumadinho (MG).
Militares que permanecem nas buscas na cidade mineira prestaram uma homenagem pela morte de Barney e em solidariedade ao tutor do cão, soldado Rangel. Veja o vídeo: