X
X

Buscar

Casa asilar de Blumenau recebe testes e equipamentos para combater Covid-19

Cerca de 620 instituições brasileiras receberão EPIs, testes e equipamentos eletrônicos durante três meses

A Casa São Simeão, de Blumenau, foi uma das escolhidas entre 619 instituições brasileiras voltadas para os idosos para participar da ação Todos pela Saúde. Por três meses, a casa asilar receberá um conjunto de ações de prevenção, monitoramento e testagem.

A iniciativa do Itaú Unibanco direcionou R$ 100 milhões para 29 mil idosos e 22 mil cuidadores em 22 estados. Foram localizadas Instituições de Longa Permanência para Idosos localizadas em municípios com mais de 200 mil habitantes e com altos índices de casos confirmados de Covid-19.

Na região, o Asilo Dom Bosco de Itajaí também foi beneficiado. Ambas instituições serão acompanhadas pela gerontóloga Malvina Juliane Ribeiro. “Vamos fazer o acompanhamento, com visitas regulares e testagem de 100% dos residentes e profissionais de instituições”, comentou a especialista.

No início de Julho, a Casa São Simeão foi atingida pelo ciclone extratropical que passou pelo estado e os idosos precisaram ser realocados. A ajuda vem num momento em que o espaço passa por reformas para atender os residentes.

As entregas envolvem EPIs (máscaras cirúrgicas e de pano, óculos de proteção, face shield, luvas, avental, gorro, termômetros e oxímetros) e itens de higiene (álcool em gel e líquido, sabonete, hipoclorito e papel toalha).

Conectando idosos e crianças

Além disso, foram entregues aparelhos como tablets, televisores, rádios a pilha e maquinas de lavar e secar, tudo para melhorar as condições de funcionamento das ILPIs atendidas e minimizar o impacto do isolamento social no dia a dia dos idosos.

“Com os tablets os idosos vão poder receber ligações das crianças da Escola General Lúcio Esteves e da Escola Tancredo Neves, de Indaial. Um carinho a mais, já que eles não podem receber visitas dos familiares por conta do isolamento”, comemora Malvina Ribeiro.

As escolas fazem parte do Projeto De Geração para Geração, que conecta os idosos e as crianças. O projeto intergeracional traz atividades lúdicas, como pintura do muro da casa asilar que ocorreu no final de 2019.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.