X
X

Buscar

Casa Carlos Koffke: reveja comercial antigo que contava história da loja blumenauense

Loja fechou as portas no ano de 1972

Você lembra como se fazia um comercial em Blumenau antigamente? No Youtube, é possível encontrar um material audiovisual da Casa Carlos Koffke, que ficava no prédio onde atualmente está a Câmara de Vereadores. Na ocasião, um canal da plataforma relata que o vídeo foi capturado de um projetor e o áudio gravado separadamente.

“Fizemos da melhor forma possível para não perder nenhum detalhe desse pedaço de história blumenauense. O vídeo foi fornecido por Luis Carlos Koffke, neto de Norberto Koffke”, disse o canal na descrição do material.

Comercial

Durante o vídeo, é possível ouvir o narrador contando um pouco da história de Blumenau e seus avanços econômicos ao longo dos anos. Por volta do primeiro minuto do material, são exibidas imagens da loja e também uma descrição dos materiais que eram vendidos.

“É a maior casa da praça (XV de Novembro) no ramo de secos e molhados por atacado e varejo. No seu recém-construído prédio próprio, encontramos as mais modernas instalações da cidade e infinita variedade de artigos tais como os últimos modelos de sedas e artigos da moda”, diz o narrador.

“A mercearia também é completa e o grande armazenamento de produtos enlatados é o maior da cidade. Louças nacionais e estrangeiras para contentar qualquer gosto”, complementa.

A cada imagem que passava no comercial em preto em branco, é possível ver que o narrador descreve exatamente o que os moradores estavam vendo no comercial.

Segundo o pesquisador da história de Blumenau, Adalberto Day, o vídeo teria sido gravado entre os anos 1950 e 1955, visto que as imagens mostram a estátua de Doutor Blumenau, que ficou no local de 1950 a 1966, e também a não presença da Ponte Adolfo Konder, construída em 1956.

Confira o vídeo:

Casa Carlos Koffke

“Natural de Indaial, nascido no Carijós, Carlos começou a vida no comércio em uma casa comercial em Timbó, em 1919. Foi militar por dois anos e, depois de uma sociedade em outra firma, seguiu carreira solo no empreendedorismo”, disse o historiador André Bonomini no blog A Boina.

Arquivo de Blumenau em Cadernos

Porém, foi em 1929 que o empresário Carlos Koffke finalmente abriu as portas da “Casa Carlos Koffke”, um armazém de produtos alimentícios. Com um quadro de funcionários experientes, seu empreendimento era constantemente prestigiado pelos blumenauenses.

Precisando de mais espaço para ampliar seu negócio, adquiriu o terreno localizado na esquina da Rua XV de Novembro com a Alameda Duque de Caxias (rua das Palmeiras) e instalou uma moderna casa comercial que foi inaugurada em 1946.

O espaço fechou as portas no ano de 1972. Após a loja, o local já foi um hotel, uma confeitaria, secretaria de Saúde e hoje está instalada a Câmara Municipal de Blumenau.

– Assista agora:
Joanna Tomio conta como emagreceu e se tornou referência no assunto