Casa enxaimel de Pomerode passa a abrigar escritório do Iphan no Vale do Itajaí
Unidade técnica busca aproximar órgão federal de municípios que integram rota da imigração
Unidade técnica busca aproximar órgão federal de municípios que integram rota da imigração
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) passa a ter um escritório técnico no Vale do Itajaí. Na quinta-feira, 10, foi oficializada a cessão da Casa do Salto, em Pomerode, ao órgão federal.
A edificação, em estilo enxaimel, está sendo cedida por meio de comodato, em uma parceria com a prefeitura de Pomerode. A Casa do Salto foi construída entre 1915 e 1916 e permanece toda original, mantendo inclusive o fogão e o forno a lenha.
Ela recebeu esse nome por causa de uma pequena cascata formada no riacho que corre atrás da edificação. A estruturação do Escritório do Iphan no local fortalecerá a atuação da instituição na região, auxiliando na aproximação com a comunidade, orientações e fiscalização de bens tombados, garantindo o avanço na preservação e a salvaguarda do patrimônio cultural.
Roteiros Nacionais de Imigração
Pomerode integra um dos roteiros nacionais de imigração, que abrange 17 municípios de Santa Catarina. O projeto tem por objetivo o reconhecimento da importância do patrimônio cultural dos imigrantes no conjunto do Patrimônio Cultural Brasileiro.
Entre as regiões incluídas no Roteiro, o Vale do Itajaí foi pioneiro ao receber o tombamento federal da Escola Rural de Rio dos Cedros, ainda na década de 1980. A partir do aprofundamento dos estudos realizados, entre 2007 e 2014, mais 60 bens foram tombados no âmbito do Projeto Roteiros Nacionais de Imigração, entre arquitetura religiosa (7 bens), residencial rural (36 bens), comercial (8 bens), recreativa e institucional (4 bens), escolar (2 bens) infraestrutura urbana e transportes (2 bens), cemitério (1 bem), 1 núcleo urbano e 2 núcleos rurais (Paisagem Cultural).