Casa enxaimel de Pomerode passa a abrigar escritório do Iphan no Vale do Itajaí

Unidade técnica busca aproximar órgão federal de municípios que integram rota da imigração

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) passa a ter um escritório técnico no Vale do Itajaí. Na quinta-feira, 10, foi oficializada a cessão da Casa do Salto, em Pomerode, ao órgão federal.

A edificação, em estilo enxaimel, está sendo cedida por meio de comodato, em uma parceria com a prefeitura de Pomerode. A Casa do Salto foi construída entre 1915 e 1916 e permanece toda original, mantendo inclusive o fogão e o forno a lenha.

Ela recebeu esse nome por causa de uma pequena cascata formada no riacho que corre atrás da edificação. A estruturação do Escritório do Iphan no local fortalecerá a atuação da instituição na região, auxiliando na aproximação com a comunidade, orientações e fiscalização de bens tombados, garantindo o avanço na preservação e a salvaguarda do patrimônio cultural.

Roteiros Nacionais de Imigração

Pomerode integra um dos roteiros nacionais de imigração, que abrange 17 municípios de Santa Catarina. O projeto tem por objetivo o reconhecimento da importância do patrimônio cultural dos imigrantes no conjunto do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Entre as regiões incluídas no Roteiro, o Vale do Itajaí foi pioneiro ao receber o tombamento federal da Escola Rural de Rio dos Cedros, ainda na década de 1980. A partir do aprofundamento dos estudos realizados, entre 2007 e 2014, mais 60 bens foram tombados no âmbito do Projeto Roteiros Nacionais de Imigração, entre arquitetura religiosa (7 bens), residencial rural (36 bens), comercial (8 bens), recreativa e institucional (4 bens), escolar (2 bens) infraestrutura urbana e transportes (2 bens), cemitério (1 bem), 1 núcleo urbano e 2 núcleos rurais (Paisagem Cultural).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo