Casal coreano abre novo restaurante em Blumenau para trazer gastronomia de seu país

Com cardápio saboroso e ambiente acolhedor, promete o melhor da cozinha coreana

O restaurante Bab Joa, localizado na rua Amazonas, 2617, no bairro Garcia, traz a gastronomia coreana para Blumenau com diversos pratos diferentes, coloridos, saudáveis, culturais e repletos de sabor. O casal Woo e Jieun Kim são naturais da Coreia e proprietários.

Segundo Woo, Bab significa “comida”, enquanto Joa seria “Gosta de”. Ele afirma que o significado é simbólico porque ele adora comida que seja tanto saudável quanto deliciosa. Woo conta que tudo no cardápio é feito com carinho e atenção, nós “fazemos todas as comidas pensando que nossa família vai comer”.

“A gastronomia coreana não é apenas deliciosa, mas também boa para a saúde. Isso ocorre porque utiliza ingredientes frescos e uma variedade de vegetais, e se esforça para preservar os nutrientes tanto quanto possível com os métodos de preparo”, conta o proprietário.

Bab Joa/Divulgação

De terça-feira à sábado, os horários são de 11h30 até 13h45, depois das 18h20 até às 21h20. Porém, na segunda-feira, o horário é somente das 18h20 até às 21h20. No domingo, o restaurante está fechado.

Gastronomia e história da Bab Joa

Há 18 anos, Woo e Jieun Kim, naturais da Coreia e proprietários do Bab Joa, vieram até Blumenau para visitar um amigo que morava na cidade. Woo conta que, logo de primeira, se encantou. Tempo depois, o casal saiu da Coreia e veio para o Brasil em maio de 2023, chegando em Blumenau em junho.

“A cidade é cercada de montanhas e o povo simpático e alegre nos fez sentir em casa, completamente diferente de São Paulo. Pensei que se morasse no Brasil, moraria em Blumenau”, ele conta.

Arquivo Pessoal

Jieun Kim é proprietária do restaurante e também cozinha pratos coreanos saudáveis e repletos de sabor. “Achei que comida coreana era algo que poderíamos fazer bem no Brasil. Este é um momento em que o interesse pela cultura e comida coreana é grande em todo o mundo”, confirma Woo.

Sobre a comida coreana

Alguns ingredientes usados no restaurante Bab Joa são coreanos, como a pimenta vermelha em pó (고춧가루), a pasta de pimenta vermelha (고추장), as algas marinhas (김) e o curry em pó. Os demais produtos e ingredientes são locais de Blumenau.

Bab Joa/Divulgação

Com a combinação de diversos ingredientes e métodos de preparo, a comida coreana tem diversas características marcantes e ricas. Woo afirma que “equilibra sabor e nutrição usando carnes, vegetais, frutos do mar, grãos e vários outros”. Um dos alimentos mais conhecidos e, também, mais importante da culinária coreano é o Kimchi, feito com acelga, gengibre e pimenta, sendo um prato que pode acompanhar qualquer refeição, tendo mais de 300 tipos de variações.

Woo lista diversas opções dos pratos e da gastronomia coreana que podem ser experimentados no Bab Joa: como o Samgyeopsal, churrasco coreano, que, para ele, “mostra a sociabilidade e a atmosfera harmoniosa do povo coreano” pela tradição de comerem juntos. Ramen, que Woo chama de “fast food global”, original do Japão, se tornou um fast food representativo na Coreia. Bibimbap, uma “festa de harmonia de ingredientes e sabor tranquilo” por combinar arroz branco, diversos vegetais, ovos e carne misturados e preparados em tigela.

Bab Joa/Divulgação

“A comida coreana pode ser uma experiência nova para os estrangeiros que a experimentam pela primeira vez, mas ao prová-la, você ficará cativado por seus ricos sabores e diversas combinações, fazendo com que você queira comê-la cada vez mais”, reitera Woo.

Ele explica que a comida coreana é um produto de história e cultura que se desenvolveu ao longo de milhares de anos. “Cada região da Coreia tem sua comida e características únicas. Isso ocorre porque o ambiente natural, o clima, a história e a cultura únicos de cada região influenciam a alimentação”, ele contextualiza.

Leia também:

1. Deslizamento de terra é registrado perto da ETA III e região de Blumenau pode ficar sem água
2. Conheça projeto do MP-SC que promove paz nas escolas em Blumenau
3. Trimania Vale: quatro apostas de Blumenau são premiadas no giro da sorte
4. Homem vai até casa da ex-companheira no Itoupavazinha portando faca e exige entrega de chaves do carro
5. Prédio pega fogo e sala comercial fica totalmente destruída em Blumenau


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro Velha Central mantém tradição secular na comunidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo