Casal de Blumenau transforma antigos cadernos de receitas em livros da culinária alemã

Eles já lançaram duas edições e começam a trabalhar na terceira obra

Um casal de Blumenau já produziu dois livros com receitas da culinária alemã. Com o objetivo de divulgar a cultura e reunir as receitas das avós, os autores Artur Ellinger e Hellamari Hohl lançaram duas edições da obra Culinária Alemã do Vale do Itajaí com produções seculares e tradicionais nas famílias.

O casal percebeu que no decorrer dos anos muitas receitas estavam se perdendo, pois não eram repassadas para os filhos, os netos e assim por diante. Para evitar que todo esse material caia no esquecimento, Hellamari e o esposo Artur resolveram copiar os antigos cadernos de receitas, que eram escritos manualmente.

Arquivo pessoal

“Antigamente as vovós se reuniam uma vez por mês, para tomar café da tarde com bolo, cuca, entre outros. Encontro para conversar, dar risadas, colocando os assuntos em dia. Elas ainda tricotavam e faziam atividades sociais para comunidade. E com isso elas compartilhavam as receitas entre si. Estes cadernos nós tivemos o acesso, e percebemos que a mesma receita estava com todas elas. Isto significa que a receita era boa”, explica a publicitária e autora dos livros.

Hellamari salienta que as receitas foram testadas, aprovadas e colocadas no livro. Toda a produção foi feita pelos autores, assim como a separação das receitas e a preparação dos pratos.

Os autores Hellamari Hohl e Artur Ellinger

Além disso, Hellamari aproveitou o conhecimento publicitário para montar o cenário, fotografar, tratar as imagens e diagramar os livros. As obras também têm o ISBN (International Standard Book Number – em português: Padrão Internacional de Numeração de Livro) e estão catalogadas na biblioteca de Blumenau.

Arquivo pessoal

Culinária Alemã do Vale do Itajaí: duas edições

O casal já lançou duas edições do livro, sendo a primeira a azul turquesa que tem 100 sugestões de preparo como petiscos, sopas, molhos doces e salgados, carnes (bovina, suína, aves e peixes) massas, acompanhamentos, saladas, conservas, sobremesas, bolos, além das famosas cucas, tortas da região e do clássico apfelstrudel – o strudel de maça. O primeiro livro foi relançado em 2016 com outras 40 receitas sugeridas pelos leitores.

Já a segunda edição é amarela e se chama “Hora do Lanche”, produzida com 90 receitas de bebidas, bolachas, bolos e cucas, tortas doces e salgadas, sobremesas, sorvetes, geleias, pães, patês, petiscos e outros. Lançada em 2019, a segunda edição é considerada pela autora como mais do que um livro de receitas.

Arquivo pessoal

“É a idealização de um projeto que busca reavivar as tradições culinárias de um povo que nos ofereceu os hábitos e costumes que temos até hoje”, frisa. Nesta produção, o leitor encontrará tudo para um café da manhã ou da tarde, com o passo a passo das receitas, dicas, além de ser totalmente ilustrado com fotos que incentivam ainda mais a execução de cada prato.

Arquivo pessoal

Apesar de ainda ser muito inicial, o casal já trabalha na produção do terceiro livro, mas ainda não há data para lançamento.

O livro está disponível nas livrarias Curitiba e Blulivro, nos pontos turísticos da região ou diretamente com os autores pelo WhatsApp (47) 99902-8258 ou por e mail hellamari.blu@hotmail.com.

Arquivo pessoal

Leia também:
1. Motociclistas ficam gravemente feridos após acidente no bairro Velha, em Blumenau
2. Governo deve transferir e reformar nova sede da 1ª Delegacia de Polícia de Blumenau, diz deputado
3. VÍDEO – Vizinhos brigam após reclamação de barulho de moto em Brusque
4. GALERIA – Veja como foi desfile da Oktoberfest Blumenau na Vila Itoupava
5. Filho encontra mãe morta após briga com padrasto no Alto Vale


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro Itoupava Rega mantém tradições perdidas na região:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo