Casarão abandonado há anos poderá ser revitalizado no bairro Itoupava Seca, em Blumenau
Imóvel que abrigou filial do Comercial Salinger está no projeto do Distrito de Inovação
O casarão Salinger, localizado ao lado do Campus 2 da Furb – na rua São Paulo, no bairro Itoupava Seca, pode ser revitalizado. A ideia é reviver o espaço e transformá-lo numa espécie de museu da tecnologia.
“Hoje é um prédio abandonado há muitos anos, mas é tombado pelo patrimônio histórico. O que pensamos hoje é fazer um museu, também uma loja de souvenirs e utilizar o galpão que existe na parte de trás. Como o imóvel já foi adquirido pela Furb, nosso projeto está bem avançado”, afirmou o presidente do Centro de Inovação Blumenau, Udo Schroeder.
O galpão citado pelo presidente do CIB é onde funcionava o armazém de produtos coloniais que chegavam pelo rio Itajaí-Açu, além também de ser utilizado como fábrica de charutos.
No total, o casarão Salinger possui 680 metros quadrados, mas está comprometido desde 1993, após um incêndio no local. O prédio foi construído em 1885 por Gustav Salinger, que foi também prefeito de Blumenau e presidente da Associação Empresarial da cidade, a Acib.
Distrito de Inovação
A revitalização e utilização do casarão faz parte do projeto global do Distrito de Inovação de Blumenau, que foi oficialmente criado no início deste mês, após assinatura de decreto pelo prefeito Mário Hildebrandt. O Distrito envolve diversas secretarias municipais da Prefeitura de Blumenau e entidades do município com foco na inovação, como a própria Furb e o CIB.
No âmbito global do projeto, o CIB pretende também usufruir do terreno da antiga Casa Strauss, que fica entre a Casa Salinger e a sede da entidade. Atualmente, parte do espaço já foi desapropriado pela Furb, porém, outra ainda está em judicialização.
“Hoje temos um pequeno estacionamento aqui no centro. São cerca de 360 pessoas trabalhando diariamente, mas apenas 120 vagas. Queremos utilizar esse terreno, que não é tombado, para ampliar esse estacionamento, além, é claro, de unificar todo esse bloco, desde a Furb até a sede do CIB”, explica o presidente da entidade.
Outra novidade para o futuro do Centro de Inovação Blumenau é construir um segundo prédio na sede atual. Apesar de uma estrutura grande e nova, o local carece de mais espaços, tendo que, atualmente, utilizar de vários laboratórios do campus 2 da Furb para alguns trabalhos.