Blumenau registra primeiro caso de sarampo após 16 anos
Jovem de 26 anos contraiu a doença em outra cidade catarinense
Uma mulher de 26 anos foi diagnosticada com sarampo em Blumenau após 16 anos sem registros na cidade. O caso foi confirmado pela Secretaria de Saúde do município nesta quarta-feira, 26, após receberem o resultado do exame encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Governo do Estado (Lacen). De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica de Blumenau, a jovem contraiu a doença em outra cidade catarinense.
Ainda segundo a vigilância, a jovem começou a perceber os sintomas após retornar de viagem e precisou ficar em observação por uma semana. Ela já foi medicada, recebendo inclusive a “vacina de bloqueio” (tríplice viral) e passa bem.
Com a confirmação da doença, esse é o primeiro caso de sarampo importado em Blumenau desde 2003. Situações autóctones, que é quando a doença é contraída no município, não são registrados desde 1998. Ao todo em Santa Catarina neste ano, já foram confirmados 94 casos, conforme último relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado (DIVE), em 13 de novembro.
Vacinação em jovens
Dos 94 casos confirmados até o momento pela DIVE, 41 são de jovens entre 20 e 29 anos. Desde o dia 18 de novembro, está acontecendo a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que é voltada para os jovens. De acordo com a Secretaria de Saúde de Blumenau, até esta semana, apenas 277 jovens foram se vacinar na cidade, sendo que ao todo em Santa Catarina a meta é vacinar 420 mil.
No próximo sábado, 30, acontece o Dia D da campanha. As 47 unidades de saúde de Blumenau, entre os postos de saúde e Ambulatórios Gerais (AGs) estarão atendendo jovens entre 20 e 29 anos que queiram se vacinar. A orientação àqueles que não sabem se já estão imunizados é que se encaminhem até uma unidade de saúde com a carteirinha de saúde em mãos.