Caso suspeito de varíola dos macacos é investigado em Indaial

Material foi coletado e encaminhado para análise no Lacen

Nesta terça-feira, 9, a Secretaria de Saúde de Indaial, através da Vigilância Epidemiológica, realizou a coleta do primeiro caso suspeito da varíola do macaco em Indaial.

O paciente é uma criança de 8 anos. O material foi enviado para análise no Lacen e a pasta aguarda resultado.

Leia também:

– Blumenau confirma três casos de varíola dos macacos
– Ministério da Saúde emite nota de orientação às grávidas sobre prevenção à varíola dos macacos

Monkeypox

A varíola do macaco é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. É considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.

Sintomas e tratamento

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dor muscular, calafrios e exaustão. O período de incubação é de seis a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias. Por ser transmissível, a doença exige cuidados para a identificação dos pacientes, o isolamento, a notificação dos casos, a realização de testes laboratoriais e o monitoramento dos contatos.

O tratamento é baseado em medidas de suporte com o objetivo de aliviar sintomas, prevenir e tratar complicações e evitar sequelas.

Em caso de suspeita, procure a Unidade de Saúde de referência do seu bairro.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo