Casos de H3N2 são registrados em Blumenau; saiba como se proteger
Hospital do Pulmão confirmou casos no município
O Hospital do Pulmão confirmou a chegada do vírus Influenza H3N2, em Blumenau, na última sexta-feira, 17. Os casos já haviam começado e aumentar em outras partes do país, e Blumenau também passou a registrar casos nas últimas semanas.
Segundo a publicação do Hospital, um dos motivos para os casos aumentarem, é o fato de que as pessoas reduziram a vacinação Antigripal e outras vacinas. Além disso, a população também parou de tomar cuidados gerais, o que aumentou a disseminação da doença.
Os sintomas mais comuns dessa cepa são coriza, irritação na garganta, dor de cabeça, febre e dores musculares. Os sintomas podem ser parecidos com outras viroses, como a Covid-19, por isso, é importante sempre procurar um médico especializado, em caso de dúvida.
Vacina contra a influenza
Segundo a nota do Hospital do Pulmão, quem tomou a vacina contra a influenza, a princípio está protegido. “Contudo, é necessário lembrar que os anticorpos específicos, desencadeados pela Vacina da Gripe tem duração média de 6 meses, o que permite afirmar que estamos neste momento mais suscetíveis ao Vírus da Gripe” afirma a publicação.
Eles ainda reafirmam que pessoas com comorbidades, crianças e idosos, precisam de um cuidado maior, já que esses casos estão mais suscetíveis a pegar a doença.
Como se proteger
Para se proteger, é preciso ter alguns cuidados, como lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar, evitar tocar olhos, nariz ou boca, cobrir o nariz e a boca com lenço, ao tossir ou espirrar, e descartar o lenço no lixo após uso, e principalmente, realizar a vacina contra a influenza ajuda na prevenção da doença (disponível na rede pública – trivalente e privada – quadrivalente)
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: