X
X

Buscar

Catarinense tenta bater recorde mundial de corrida na esteira

Neste sábado, Débora Simas treinou em Gaspar, durante a Ultra Trail Rota das Águas

Correr na esteira 833,05 quilômetros em sete dias: este é o objetivo da atleta Débora Aparecida Simas. Se conseguir, vai quebrar o recorde mundial, que uma britânica mantém desde 2011.

Um treino de luxo rolou neste fim de semana na Ultra Trail Rota das Águas, em Gaspar. Débora começou a correr às 7h, quando largou o primeiro atleta da competição, e só parou quando o último corredor passou pela linha de chegada, por volta de 17h30min.

A ultramaratonista foi a única mulher brasileira a completar o 1.000 kms em 10 dias, na prova que é considerada a maior ultra da América Latina, em Paulo de Frontin, no interior do Rio de Janeiro, em setembro do ano passado. Mas, naquela ocasião, o desafio foi ao ar livre, correndo junto à natureza.

A tentativa de recorde de Débora vem agora com um grau de dificuldade a mais: o marasmo de passar tanto tempo na esteira, o que exige um controle mental muito maior. A tentativa de recorde será em julho.

Prova reuniu 600 atletas

A Ultra Trail Rota das Águas reuniu quase 600 atletas neste fim de semana, no Parque Aquático Cascata Carolina. O destaque foi a subida do Morro do Cachorro nas categorias 25k e 50k. Eram estas também as categorias em que competiram Chico Santos (1º do 50k), José Mirailton (2º do 50k), Silvia Durigon (1ª do 25k) e Daniel Voigt (1º do 25k) – todos integrantes da Seleção Brasileira de Trail Running.

A próxima prova da UT Eventos será o Desafio dos Rochas, em Pomerode, dia 4 de maio. Pela primeira vez, a tradicional prova de ciclismo vai ter a modalidade de trail running. Os atletas vão percorrer 100k individual, em dupla, quarteto ou octeto.