Catarinense que esteve na Segunda Guerra Mundial morre aos 100 anos
Ele era cidadão honorário de Balneário Piçarras
Abrão Laurentino das Neves morreu na madrugada desta segunda-feira, 3, aos 100 anos. Natural de Joinville, ele serviu ao Exército Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial.
Filho de Antônio Laurentino das Neves e Zeferina Clara das Neves, Abrão nasceu em Joinville em 1923 e mudou-se para Balneário Piçarras aos 7 anos, onde construiu uma vida como pescador artesanal.
Aos 25 anos, Abrão casou-se com Luzia das Neves, carinhosamente conhecida como Dona Lôla, com quem teve 13 filhos. Em 1944, ele serviu ao Exército Brasileiro na Segunda Guerra Mundial, recebendo várias homenagens como ex-combatente, destacando-se por sua bravura e patriotismo.
Abrão foi um dos pescadores artesanais mais antigos de Balneário Piçarras. Em reconhecimento à sua contribuição para a comunidade, ele foi homenageado como Mestre do Saber de Balneário Piçarras em 2010 e recebeu o título de Cidadão Honorário de Balneário Piçarras em 2022.
No seu centenário, celebrado em 2023, uma grande festa reuniu amigos, autoridades e contou com a presença da Banda do Exército de Blumenau.
A Prefeitura de Balneário Piçarras divulgou uma nota de pesar lamentando o falecimento de Abrão.
Confira abaixo:
Leia também:
1. Morre servidor público de Blumenau que integrava diretoria da associação dos servidores
2. “Essa barbaridade não passará em branco”, deputados de Blumenau criticam cancelamento de provas de atletismo no Parajasc
3. Blumenau recebe pela primeira vez um importante evento sobre e-commerce
4. Saiba quais são as empresas de telefonia e internet mais usadas em Blumenau
5. Moradores de Blumenau faturam prêmios na Trimania Vale; conheça os ganhadores
Veja agora mesmo!
Clube de Caça e Tiro Velha Central mantém tradição secular na comunidade: