X
X

Buscar

CDL alerta para novo tipo de golpe no comércio de Blumenau

Estelionatários fraudam boletos de fornecedores

Um novo tipo de golpe está sendo aplicado no comércio de Blumenau e região. Estelionatários alteram o código de barras de boletos para fraudar pagamentos a fornecedores. A denúncia chegou à Câmara de Dirigentes Lojsitas (CDL) de Blumenau por meio de uma das empresas associadas.

De acordo com a advogada da empresa, que não quis ter o nome divulgado, ao cadastrar o boleto de um fornecedor para fazer o pagamento online, a funcionária do financeiro percebeu que o nome e o CNPJ do beneficiário eram diferentes dos quais constavam no boleto recebido. Ao analisar os dados e entrar em contato com o fornecedor, confirmou que se tratava de uma fraude.

Os boletos chegaram pelo Correio, nesse caso específico por Sedex, dando a impressão de credibilidade. Porém, de acordo com a advogada, em algum momento entre a emissão/envio e o recebimento dos boletos houve a troca do oficial por boletos fraudulentos.

“São cópias fiéis do original, porém, com o código de barras adulterado. Ao quitarem o boleto é importante que possam se certificar quanto à conta beneficiária para não pagarem indevidamente”, explica.

Os dados do falso boleto eram fiéis aos do beneficiário/fornecedor, apenas o código de barras foi alterado, o que torna a fraude quase perfeita. A advogada orienta que as pessoas se atentem à formação do código de barras em cada banco.

“Em todo código de barras sempre estará inserido em algum dos seus campos os dados bancários do beneficiário (agência e conta)”, explica.

Portanto, fica o alerta ao realizarem pagamentos.

Orientações da CDL Blumenau:

– Ao receber um boleto, certifique-se dos dados que constam nele;

– Verifique a procedência do boleto, se de fato é de um serviço que você contratou;

– Ao cadastrar o boleto, antes de efetuar o pagamento, verifique as informações como valor, conta e nome do beneficiário;

– Em caso de dúvidas, compartilhe com a equipe de trabalho e entre em contato com quem emitiu o boleto;

– Em caso de fraude, comunique os envolvidos, faça o registro na Polícia Civil e compartilhe para evitar que mais pessoas caiam no golpe.