Encerra nesta sexta-feira, 5, o prazo para as instituições de ensino superior públicas e privadas do país enviarem as informações relativas do Censo da Educação Superior 2019, através do Sistema Censup. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Censo, aumentou o prazo para coleta dos dados, devido ao isolamento social causado pela pandemia do coronavírus.
O procedimento de envio das informações deve ser realizado por um pesquisador institucional, designado por cada instituição de ensino para representá-la. É o pesquisador quem responderá os questionários eletrônicos do Sistema Censup, ficando também responsável por checar possíveis inconsistências dos dados declarados.
Segundo o Inep, as universidades devem realizar a declaração dos dados, tendo em vista que o Censo da Educação Superior é pré-requisito para a participação em programas educacionais do Ministério da Educação (MEC), como o Prouni, Fies e as bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O Inep declara que com a atualização do cronograma, os próximos passos do Censo são os ajustes dos dados declarados além do envio das justificativas caso haja inconsciências nas informações no prazo entre 8 e 26 de junho.
Sobre o Censo da Educação Superior
Realizado anualmente pelo Inep, o Censo é o sistema de informações mais completo do Brasil sobre as entidades de ensino públicas e privadas, que ofertam cursos de graduação, além de fornecer dados que traçam os perfis de alunos e docentes.
O Censo serve ainda de base para os cálculos do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), dois dos Indicadores da Qualidade da Educação Superior divulgados pelo Inep.
*Com informações do Inep