X
X

Buscar

Central do IPTU começa a atender contribuintes de Blumenau nesta quinta

Atendimento será feito no prédio do Procon, em frente à Prefeitura de Blumenau

A Central do IPTU inicia os atendimentos à comunidade nesta quinta-feira, 21. A unidade é montada para prestar serviços à população, como revisão na base de cálculo do imposto, alterações cadastrais, pedidos de isenção e emissões de carnê.

Ao contrário dos anos anteriores, a Central atenderá no prédio do Procon, e não mais na Vila Germânica. O Procon está localizado na Avenida Castelo Branco (Beira Rio), 1243. O atendimento acontece das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. A Central do IPTU ficará ativada até o dia 12 de março.

Por conta da pandemia, os atendimentos também poderão ser feitos de forma online. Quem precisar de revisão na base de cálculo do imposto poderá entrar em contato pelo WhatsApp nos telefones (47) 99983-6373 (47) 99613-3132. Há ainda a opção de antendimento por email, através do revisaoiptu2021@blumenau.sc.gov.br.

Entrega dos carnês e arrecadação

Em 2021, foram gerados 161.315 carnês. Até agora, cerca de 80% deles já foram distribuídos pelos Correios. A previsão da Secretaria Municial da Fazenda é de que a distribuição esteja completa até a próxima semana.

Já os isentos devem receber o documento a partir do dia 1º de fevereiro. A segunda via do carnê também pode ser emitida pelo site www.blumenau.sc.gov.br/cidadao, em Emissão de Guias > Guias do Exercício.

A expectativa da Prefeitura é arrecadar cerca de R$100 milhões com o IPTU em 2021. O imposto sofreu um reajuste de 5,2%, correspondente à inflação apurada entre janeiro a dezembro de 2020. Os recursos são utilizados na manutenção de serviços essenciais à população, como saúde e educação.

Prazos

Os contribuintes que desejarem pagar o imposto em cota única, poderão fazê-lo até o dia 12 de fevereiro, recebendo 5% de desconto. Quem quitar o valor integral até 12 de março, receberá 3% de desconto. Também é possível parcelar o IPTU em até 11 vezes, sendo que a parcela mínima é de R$ 20.

Em Blumenau, a população ainda pode optar por doar parte do imposto para projetos sociais. Neste caso, ao pagar a guia branca com a cota única até o dia 12 de fevereiro, o valor correspondente ao desconto é automaticamente destinado ao Fundo Municipal de Assistência Social.


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município Blumenau. Vem muita novidade por aí!