Centro de Blumenau ganha status de Museu de Rua

Trecho entre a rua das Palmeiras e a prefeitura será considerado museu a céu aberto

Centro de Blumenau ganha status de Museu de Rua

Trecho entre a rua das Palmeiras e a prefeitura será considerado museu a céu aberto

Bianca Bertoli

O trecho entre a Alameda Duque de Caxias (rua das Palmeiras) e a prefeitura receberá o status de Museu de Rua do Centro Histórico de Blumenau. Os 22 locais de visitação existentes nesse trajeto farão parte do museu a céu aberto (veja lista abaixo).

Quem passar pelo local não perceberá nada de diferente, mas a aprovação do projeto de lei facilitará a vida dos condutores culturais. Hoje, esses profissionais só têm autorização legal para fazer visitas dentro de um determinado espaço. Com a criação de um museu, eles passam a ter aval para circular pelo Centro, desde que o passeio seja a pé. Com carros e ônibus, apenas guias de turismo podem atuar.

“Isso é uma tendência mundial. Os condutores culturais fazem um papel diferenciado do guia turístico. Como você tem muitos atrativos próximos, tem que ter uma legislação municipal para facilitar a atividade do condutor”, explica o secretário de Turismo e Lazer, Ricardo Stodieck.

O projeto foi apresentado pelo Executivo, aprovado pela Câmara e deve ganhar a assinatura do prefeito Napoleão Bernardes ainda nesta semana. A prefeitura formou a primeira turma de condutores culturais em 2015, em uma parceria com o Senac. O curso de quatro meses tinha 35 participantes. Na função de guia turístico, 13 profissionais estão autorizados a desempenhar a atividade.

Quando a lei entrar em vigor, o Museu de Rua do Centro Histórico de Blumenau será coordenado pela Fundação Cultural de Blumenau e Secretaria de Turismo. O presidente da Fundação Cultural, Rodrigo Ramos, explica que o principal objetivo é despertar ainda mais o interesse da comunidade para a história:

“Queremos que o blumenauense e os visitantes que passem pelo Centro procurem ter um olhar histórico sobre a cidade. Queremos que observem a cidade como se fosse um museu”, resume.

Os 22 locais do Museu de Rua
Ponte Aldo Pereira de Andrade.
Marco de Chegada dos Primeiros Imigrantes.
Praça da Paz.
Praça Victor Konder.
Monumento 150 anos de Blumenau.
Prefeitura Municipal de Blumenau.
Locomotiva Macuca.
Rua XV de Novembro (Conjunto Arquitetônico).
Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes.
Catedral São Paulo Apóstolo.
Praça Dr. Blumenau.
Mausoléu Dr. Blumenau.
Edificação da Antiga Prefeitura de Blumenau (hoje Fundação Cultural de
Blumenau).
Praça Hercílio Luz.
Museu da Cerveja.
Museu de Hábitos e Costumes.
Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras).
Museu da Família Colonial.
Horto Botânico Edith Gartner.
Cemitério de Gatos.
Marco Zero.
Igreja Evangélica Luterana.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio