Centro de Polícia Civil de Blumenau deve ser construído ainda em 2022, acredita delegado regional
Elaboração do projeto será feita em conjunto entre profissionais da Polícia Civil e Prefeitura de Gaspar
O projeto para a construção do Centro da Polícia Civil em Blumenau será iniciado nos próximos dias. A expectativa é do delegado regional Rodrigo Marchetti e do deputado estadual Ismael dos Santos (PSD), um dos principais idealista do tema.
Nesta terça-feira, 25, eles participaram de uma reunião que também contou com as presenças do Delegado Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Marcos Flávio Ghizoni Júnior, e do gerente de Planejamento e Avaliação da Polícia Civil, Gustavo Madeira. Eles definiram que o projeto será elaborado por um conjunto de profissionais que atuam nas delegacias de Blumenau e geral, além da Prefeitura de Gaspar – por meio de um convênio.
“Tem uma arquiteta locada na Delegacia Regional de Blumenau e ela vai capitanear esse projeto (…) Além disso, como Gaspar também terá espaço no projeto, a Prefeitura de Gaspar cedeu parte dos engenheiros para atuarem juntamente”, explicou Ismael.
O delegado Rodrigo Marchetti aponta que, ao mesmo tempo que o projeto é elaborado, as situações burocráticas também vão sendo vencidas, para acelerar o processo e conseguir cumprir um “prazo pessoal” de 60 dias, para então governo do Estado abrir licitação.
“O terreno foi doado pela Prefeitura de Blumenau, mas a transcrição ainda não saiu. Têm as situações de alvarás de bombeiros, vigilâncias, tudo que a gente, ao mesmo tempo que o projeto está sendo feito, vamos resolvendo, para nesse ano ainda começar a construir. É difícil, mas vamos conseguir”, afirmou Marchetti.
Como outros projetos já haviam sido apresentados, o trabalho atual será uma força de readequação, por isso a expectativa de celeridade. Além disso, de acordo com Marchetti, eles trabalham com o pensamento do imóvel ser pré-moldado, o que seria mais rápido que uma construção toda do zero.
Terreno cedido pela Prefeitura de Blumenau
O Centro de Polícia Civil Blumenau é um projeto que vem sendo buscado há muitos anos. Anteriormente se cogitava que ele fosse levantado na rua Itajaí, no Vorstadt, onde funcionava um antigo ambulatório de saúde. Porém, apesar de promessas e discussões e até projetos elaborados, nada foi efetivado.
Desta vez, o tema ganhou mais corpo e efetividade. Em janeiro do ano passado, o deputado Ismael apresentou ao governador Carlos Moisés um projeto para a construção. O tema esquentou em dezembro, quando a Câmara de Vereadores de Blumenau, através de pedido da Prefeitura de Blumenau, liberou doação de um terreno para o estado para a construção do Centro.
O espaço de 12 mil metros quadrados fica na na rua Fritz Koegler, próximo a Via Expressa. Ele já havia sido cedido ao governo federal em 2018 para construção de um Instituto Federal Catarinense (IFC). Como o tempo passou e nada foi feito, a prefeitura retomou o terreno e agora entregou à Polícia Civil.
Anteriormente, a ideia era que o espaço abrigasse a Central de Polícia, a Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), a Divisão de Investigação Criminal (DIC), a 1ª Delegacia de Polícia e o Instituto Geral de Perícias (IGP) – todos esses que, ou são alugados ou estão deteriorados.
Porém, de acordo com o delegado Rodrigo Marchetti, nesse primeiro momento, a DPCAMI deve continuar no imóvel recém-inaugurado na área central de Blumenau. O novo espaço poderá abrigar a Delegacia da Região Norte.
“Como a gente está indo mais para a região norte, ali perto da Via Expressa, BR-470, e é um local que está crescendo muito, queremos efetivar essa delegacia da região norte. Nós iremos também centralizar ali os plantões de todas as regiões, desde Alto Vale até o Médio”, afirmou.
Recursos garantidos
No fim do ano passado, além do terreno doado pelo município, o Governo do Estado garantiu R$ 8 milhões para a construção do complexo. De acordo com o deputado Ismael dos Santos, essa promessa foi reiterada e até entusiasmada em janeiro, após reuniões com o governador Carlos Moisés e profissionais da Casa Civil de Santa Catarina.
“O governador ainda apontou que, se precisar de mais recursos, serão garantidos. Esperamos que em 60 dias o projeto seja concluído e a licitação possa ser lançada”, concluiu o deputado.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube