Centro de Valorização da Vida oferece cursos e busca voluntários em Blumenau

CVV presta um serviço gratuito de apoio emocional com total anonimato

O Centro de Valorização da Vida (CVV) está oferecendo cursos e buscando voluntários em Blumenau. O CVV presta um serviço gratuito de apoio emocional para todos que querem ou precisam conversar, sob total sigilo, para prevenir o suicídio e valorizar a vida.

Os interessados em se tornarem voluntários podem se inscrever pelo site. É necessário ter pelo menos 18 anos, tempo disponível para plantões semanais, reunião mensal e estar disposto a acolher pessoas que precisam conversar de maneira sigilosa. A única formação necessária é o curso que o CVV oferece.

Os contatos do Centro de Valorização da Vida são através do site ou pelo telefone 188.

Campanha #TamoJunto

Adaptado ao distanciamento social durante a pandemia de Covid-19, o CVV lançou a campanha #TamoJunto, que reforça a presença 24 horas por dia de seus voluntários para conversar com quem sente que precisa de ajuda com seus sentimentos e emoções.

“Nossas atividades são todas realizadas por voluntários devidamente preparados, com ênfase nas relações humanas”, comenta Zita, voluntária do CVV há mais de 38 anos. “É uma conversa de uma pessoa com outra pessoa, sigilosa e anônima.”

A campanha fala da importância do contato humano independente da proximidade física. “Nosso principal recurso é nossa equipe de voluntários. Para atender mais pessoas, precisamos de mais voluntários”, afirma Zita.

Cursos

Para aumentar a capacidade de atendimento, os postos do CVV realizam cursos gratuitos de capacitação e seleção para novos voluntários, no qual os candidatos são preparados ao longo de três meses.

Em Blumenau, o CVV oferece cursos neste final de semana nos dias 24 e 25. O local é híbrido, sendo virtual e presencial. Os interessados com dúvidas, o CVV disponibilizou um vídeo para explicar o assunto, as inscrições podem ser realizadas através do site.

  • Sábado, 24: das 15h até às 19h
  • Domingo, 25: das 9h às 12h; e, também, das 14h às 17h.

A entidade é independente, sem vínculos políticos, religiosos ou com outras instituições. Possui um convênio com o Ministério da Saúde para operação do telefone 188 sem comprometer sua independência de atuação.

Sobre o CVV

Desde sua fundação, em 1962, o CVV atua com base no contato humano como forma de apoio emocional, prevenção do suicídio e manutenção da saúde das pessoas. Independentemente da proximidade física e da tecnologia envolvida nesse contato.

Para atendimento, ligue para o telefone 188 (sem custo de ligação), acesso o site e converse via chat, e-mail ou até carta.

Foram 3 milhões de atendimentos em 2023 com cerca de 3.500 voluntários. O Centro de Valorização da Vida está presente em 20 estados, além do Distrito Federal. CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente, que se mantém por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas. Para colaborar, acesse

Sobre o suicídio

Segundo dados do Ministério da Saúde, o suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que o HIV e muitos tipos de câncer.

O movimento Setembro Amarelo, iniciativa brasileira para ampliar o impacto do dia 10 de setembro, dia mundial de prevenção do suicídio, foi iniciado em 2015 para sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão.

Leia também:

1. Apostador de Blumenau leva mais de R$ 750 mil na Lotofácil
2. Saiba motivo da viagem do governador Jorginho Mello para os Emirados Árabes
3. Briga entre homem e mulher mobiliza Polícia Militar no Ponta Aguda, em Blumenau
4. Trimania Vale: 12 moradores de Blumenau são premiados neste domingo
5. Homem é preso com drogas escondidas em carro durante saída temporária do presídio em Blumenau


Veja agora mesmo!

Gestores e possível técnico do Metrô falam sobre desafio do ano:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo