Cerca de 85% das crianças estão vacinadas contra Poliomielite, em Blumenau
Números foram registrados após campanha nacional
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite, do Ministério da Saúde, se encerrou no dia 30 de novembro. Em Blumenau, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) imunizou mais de 13 mil das cerca de 15 mil indicadas pelo Ministério. O número chega a 85,36% do total de crianças entre um a quatro anos.
Durante a campanha, foram feitas ações para ampliar os horários dos ambulatórios gerais e organizados dois sábados do mês com vacinação disponível nas unidades de saúde. Tudo com o intuito de aumentar a cobertura vacinal no município.
Leia também: Saiba como guardar corretamente os medicamentos em dias de calor
Nos ambulatórios e na unidade Estratégia Saúde da Família (ESF), as salas de vacina ativa atendiam a população com agendamento antecipado por telefone, nos balcões das unidades ou pelo site da prefeitura.
Os números de crianças vacinas foram: 3.503 (77,67%) com um ano; 3.254 (87,92%) com dois anos; 3.139 (85,30%) com três anos e 3.417 (92,20%) com quatro anos de idade.
Mesmo com o fim da campanha, a vacina contra a Poliomielite continua disponível em todas as unidades de saúde com sala de vacina no município.
Campanha Nacional de Multivacinação 2020
Este ano, paralelamente a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, o Ministério da Saúde realizou uma Campanha de Multivacinação, para colocar em dia vacinas atrasadas do calendário vacinal. A ação aconteceu de 5 de outubro a 13 de novembro e imunizou 18.498 crianças e adolescentes de um ano a menores de 15 anos de em Blumenau.
As vacinas mais procuradas foram contra gripe Influenza, febre amarela, HPV e tríplice bacteriana.
Além dessas, o Ministério da Saúde ofertou doses de Hepatite A e B, Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Meningite e infecções por HiB), Vacina Oral Poliomielite (VOP) e Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral do Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 valente, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), dT (difteria e tétano), Tetraviral (Sarampo, caxumba, rubéola e varicela) e Meningocócica C.