Cerca é instalada para proteger ninho de quero-quero no Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau

Previsão para nascimento das aves é início de novembro

Um quero-quero fêmea com quatro ovos apareceu no parque Ramiro Ruediger no dia 15 de outubro. Desde então, a ave vem recebendo atenção dos colaboradores e provocando curiosidade nos visitantes do parque.

A primavera chegou, e com ela, o período de reprodução dos quero-queros. A espécie é conhecida por fazer seus ninhos no chão. A ave que escolheu o parque Ramiro para chocar seus ovos está tendo muito suporte dos colaboradores.

Para garantir o conforto da família, uma pequena cerca foi instalada no entorno do ninho, para proteger a fêmea e os ovos. Posteriormente, para maior segurança dos visitantes, um isolamento de uma área maior foi realizado.

Neste período, os quero-queros se tornam ariscos aos humanos. A fim de proteger seus filhotes, as mães defendem ferozmente o território. Por isso, os colaboradores do parque pedem para que os visitantes mantenham certa distância e cautela.

Divulgação

Atração do parque Ramiro

O período para os ovos de quero-quero eclodirem varia de 21 a 30 dias. Portanto, a previsão é que os filhotes nasçam no início de novembro.

Dieter Gieseler, gerente de eventos e responsável pelo parque, está sempre supervisionando para que a ave possua muita tranquilidade neste período em que choca os ovos no parque. “Todo dia de manhã vou até o local onde ela se encontra para ver como está e com a esperança de que os filhotes já tenham nascido”.

Dieter afirma que o intuito do parque é proporcionar lazer para população, porém a preservação e cuidado com os animais que porventura também utilizam o local, é de extrema importância.

Ele diz também, que além de tudo, a quero-quero ainda virou atração do parque Ramiro. “Os visitantes possuem muita curiosidade pela ave e seus filhotes por ser algo que nunca aconteceu antes aqui no parque, pelo menos não no período que estou aqui.”


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo