Nem só de água, lúpulo, cevada e levedura é feita a Capital Brasileira da Cerveja. Num galpão charmoso da região Norte de Blumenau, decorado com cores vibrantes e objetos curiosos, mata-se a sede com rock n’ roll, cultura underground dos anos 1970, bucólicas tradições inglesas e a irreverência londrina.
A Container British Beer adiciona sabor cosmopolita ao Vale da Cerveja, onde predominam as raízes dos colonizadores alemães. Na sede da empresa, na rua Gustavo Zimmermann, bairro Itoupava Central, tudo remete à terra da rainha.
Nascida da amizade em torno de uma mesa de bar, em 2012, a marca preservou essa informalidade ao desenvolver-se. Com a cabeça cheia de ideias e um projeto maduro nas mãos, Carlos Alberto D’Ávila, Daniel Reginatto, José Carlos Klein e Luiz Henrique Ferreira desenvolveram a primeira cervejaria tipicamente inglesa do Brasil.
Hoje fabricam 20 mil litros por mês e acabam de investir em equipamentos suficientes para dobrar a produção.
Mão no malte
Antes de começar a produção, os sócios visitaram fornecedores, campos de cevada e, principalmente, fontes de conhecimento. Mestres cervejeiros ingleses, como Adam Witek e Paddy Johnson, apresentaram o grupo à cultura, ao povo e ao espírito inglês de fazer cerveja.
Na região de North Yorkshire, em uma cidade com mais de 900 anos, buscaram inspiração em festivais e micro e pequenas cervejarias. Do Sul de Londres, em Windsor, nas terras do castelo da rainha, trouxeram o método e a disciplina das autênticas ales.
As criações da Container British Beer têm toques destas duas regiões inglesas. Os rótulos despojados fazem referência a ícones como os Beatles, o lendário estádio de Wembley, os bondes londrinos e as ovelhas do norte.
“A gente procura reproduzir ao máximo as cervejas feitas na Inglaterra, unindo três paixões: rock, futebol e cerveja”, descreve Reginatto.
Estilos
Dentre as cinco receitas da Container, há opções para quem prefere a refrescância de uma boa pilsen (Joke) e notas cítricas e aromas frutados (Wembley). A pale ale Bakerloo oferece sabores característicos do estilo tipicamente britânico, com inspiração na vida urbana londrina.
A Revolution é uma English IPA, bem diferente das versões americanas e especialmente saborosa, com notas de caramelo ou tostado. Por fim, a Black Sheep é uma deliciosa dry stout que deixa um gostinho de café e chocolate meio-amagro no paladar.
Clique aqui para conferir a loja online da empresa.
* Beba com moderação
Pub
É no pub da marca que a atmosfera da Container British Beer se revela por completo. Cada móvel e cada item preso à parede compõem um mosaico de encher os olhos (e de dar água na boca).
Há guitarras e discos autografados por estrelas do rock, como integrantes do AC/DC e Led Zeppelin, flâmulas de times de futebol, bandeiras, placas de veículos e uma infinidade de objetos. Uma cabine telefônica, daquelas típicas do Reino Unido, chama a atenção logo na entrada.
É um espaço para relaxar, com classe e refinamento. Ótimo para um happy hour com os amigos do trabalho ou um programa a dois. No balcão ou à mesa, ao som de rock selecionado por especialistas, o clima é diferente de tudo o que você já viu em Santa Catarina.
Às sextas-feiras, a programação geralmente inclui música ao vivo. Clique aqui para conferir a agenda.
Conheça a Container British Beer
Website: www.cervejariacontainer.com.br
Redes sociais: acompanhe a marca no Facebook e no Instagram.